Vereadores que assinaram a CPI conversaram na quinta, 30, com o presidente Nitinho Vitale (Foto: Arquivo Infonet) |
O presidente da Câmara de Vereadores, Nitinho Vitale (PSD), tem cerca de 15 dias ou cinco sessões plenárias para nomear o presidente, o relator e os três secretários que integrarão a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] que irá investigar a relação financeira da Prefeitura de Aracaju e dos hospitais filantrópicos.
O requerimento foi protocolado na última quinta-feira, 30, na Casa legislativa. De acordo com Isac Silveira (PC do B), autor da propositura, a composição será definida em breve. “A ideia é que sejam reunidos os partidos, para fazer a divisão das funções. Nenhum deles tem grande maioria, então Nitinho irá chamar as bancadas de situação e de oposição para estabelecer os membros. Em relação à assessoria técnica, pedimos pelo menos quatro auditores, que irão verificar as contas dos Hospitais de Cirurgia, Santa Isabel e São José”.
Isac falou também sobre a posição de seus colegas de situação que, durante a semana, criticaram a instauração do inquérito. “Houve uma resistência, porque alguns vereadores vêem a CPI como elemento criminalizador, acham que pode criminalizar a política. Não é nossa intenção. Ela buscar desvendar o mistério que, há décadas, vem se estabelecendo com as suspensões constantes de atendimento, principalmente do Hospital de Cirurgia”, disse. “Respeito quem tem opinião contrária, mas ainda bem que a maioria optou por assinar”, comemorou.
O autor da CPI também confirmou a conversa com o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) no dia de ontem, conforme o Portal Infonet noticiou. “Conversei, mas foi uma coisa ‘por cima’. Ele reconhece o papel do parlamento e disse que não há temor algum”.
Edvaldo Nogueira: "Respeito a decisão […] Não muda nada dentro do partido" |
O fato de ser um correligionário de Edvaldo no Partido Comunista do Brasil (PC do B) a propor a CPI também foi alvo de reclamações. O prefeito de Aracaju falou rapidamente sobre o assunto, durante a solenidade de assinatura de um projeto de lei que concede à Universidade Tiradentes o direito de uso do Palácio Inácio Barbosa. “Eu respeito a decisão, vamos esperar o que a Câmara de Vereadores vai decidir. Não muda nada dentro do partido”, respondeu.
Assinaturas
Assinaram a CPI os vereadores Américo de Deus (REDE), Anderson de Tuca (PRTB), Bigode do Santa Maria (PMDB), Cabo Amintas (PTB), Élber Batalha (PSB), Emília Corrêa (PEN), Iran Barbosa (PT), Isac Silveira (PC do B), Jason Neto (PDT), Kitty Lima (REDE), Lucas Aribé (PSB) e Seu Marcos (PHS).
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B