CPI da Saúde é protocolada na Câmara de Aracaju

O vereador Anderson de Tuca acompanhou o vereador Isac ao dar entrada na CPI (foto: Diene Celestino/Whats App Sergipe em Destaque)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar o problema entre a Prefeitura de Aracaju e Hospital de Cirurgia na Câmara de Vereadores foi protocolada na tarde desta quinta-feira, 30. Relatos dos bastidores da Casa  apontam que o autor do requerimento, Isac Silveira (PC do B), tem lidado com pressões para não protocolar o pedido. O vereador conseguiu 12 assinaturas em apoio ao documento.

O registro da CPI deveria ter acontecido na última terça-feira, 28, mas por um compromisso externo do idealizador, não aconteceu. Na quarta-feira, 29, Isac faltou à sessão por problemas de saúde. Nesta quinta-feira, 30, pela manhã, aconteceu uma reunião entre os vereadores Élber Batalha (PSB), Emília Corrêa (PEN), Lucas Aribé (PSB), da bancada de oposição, Américo de Deus (REDE), Anderson de Tuca (PRTB) com Nitinho Vitale (PSD), presidente da Casa.

Após o encontro, a reportagem do Portal Infonet recebeu a informação que o vereador teria sido convocado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Mas até o momento, a reportagem não conseguiu confirmar essa informação e a assessoria de comunicação do parlamentar disse que não tinha conhecimento do mesmo.

A assessoria de Comunicação de Edvaldo Nogueira também afirmou que não tem a informação sobre a reunião, e que ela não estava na agenda do prefeito.

Pressão

Reunião ocorreu hoje pela manhã (foto: Arquivo Portal Infonet)

Isac Silveira faz parte da bancada do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara, e também correligionários no PC do B. O fato de um vereador da base aliada coletar assinaturas para um pedido de CPI que visa investigar o próprio líder foi alvo de reclamações dos colegas de situação na Casa Legislativa, tanto em discurso no plenário, quanto em entrevistas à imprensa.

O vereador Carlito Alves (PRB) teceu duras críticas à iniciativa. “Não entendo. Não sei se é algo particular, se está inconformado com o prefeito ou se realmente é por causa da saúde. De uma coisa eu tenho certeza: não é o momento. Na CPI do lixo, ele [Isaac] votou contra, que foi muito mais grave, e foi criada pela oposição. Agora, sendo da situação, do mesmo partido do prefeito, vem criar uma CPI da saúde. Não sei por que não houve conversa antes”, afirmou na terça-feira, 28, ao Portal infonet.

Oposição

A oposição faz, por outro lado, pressão para que Isac registre o pedido da CPI. O líder da bancada, Elber Batalha (PSB), deu um ultimato: se o vereador não protocolar, a oposição irá propor um novo requerimento já na sexta-feira, 1º de dezembro. “Respeitamos a autoria intelectual dele, mas caso retire, vamos tomar a iniciativa. Já temos oito assinaturas garantidas, e vamos conversar com outros para conseguir mais. Não há sentido que não seja protocolada”.

por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais