“Crise é essencialmente política”, avalia cientista

Gaudêncio Torquato esteve em Aracaju para evento empresarial (Foto: Portal Infonet)

Um dos maiores expoentes da comunicação político-empresarial brasileira, Gaudêncio Torquato, que é jornalista e cientista político, esteve em Aracaju para mais uma edição do Ciclo de Diálogos Empresariais promovido pela Fecomércio. Em conversa com o Portal Infonet, Gaudêncio avaliou que o Brasil vai se livrar da crise e destacou a conscientização da população quanto à participação no processo político brasileiro.

Confira a entrevista:
Portal Infonet: A crise a qual vivemos está ligado à situação econômica ou aos fatos políticos?

Gaudêncio Torquato: A crise é essencialmente política. Evidentemente que a economia é a locomotiva que puxa o trem da política. Se a economia melhorar, como está dando sinais de melhora, isso vai significar um certo bem estar da sociedade. Esse bem estar influencia nos tribunais. As coisas estão muito bem concatenadas. Economia é ajustada, o povo fica mais feliz e os tribunais tendem a votar de acordo com esse clima. Eu tenho uma equação que chamo de Bobacoca (bolso, barriga, coração e cabeça). Bolso cheio, barriga satisfeita, coração agradecido e a cabeça tende a votar favoravelmente a quem estipulo essa bolso cheio. Podemos dizer que a crise será resolvida pela área política, porém a área política vai ser influenciada pelos dados da economia.

Portal Infonet: O senhor acredita que este é o momento para discutirmos o financiamento público de campanha?
GT: O momento é muito ruim porque a população não vai aceitar, diante de tantos escândalos, mais um comprometimento de quase metade do Congresso Nacional com recursos de Caixa 2 ou propina. A sociedade não vai aceitar tranquilamente e por isso entendo que o momento não é próprio para tal discussão.

Portal Infonet: A palavra golpe está sendo empregada no contexto correto?
GT: Não. Golpe é o rompimento da instituição e até agora não se tem rompido nada. Os tribunais estão funcionando e não há condição ou motivo para se falar em golpe.

Portal Infonet: O senhor acredita que apesar da crise, o processo democrático do nosso país está amadurecendo? Ou estamos caminhando para uma situação de implosão?

GT: A imagem que tenho é que da crise saem oportunidades. A crise está conscientizando mais a sociedade. A crise está colaborando para expandirmos o que chamamos de democracia participativa. A sociedade cada vez mais se faz presente no processo político por meio da presença nas ruas. A mobilização nas ruas é um fenômeno que atesta a vitalidade dessa democracia participativa.

Portal Infonet: A Operação Lava Jato terá um desfecho que beneficie a população brasileira?
GT: Sem dúvida. Acredito que a Lava Jato é um processo irreversível que está limpando o meio de campo. Muita gente vai ficar de fora do páreo 2018 em função desse bombardeio. Da crise, vamos ter um país mais asséptico, racional e muito mais democrático.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais