Crise hídrica: Sergipe está na posição de conforto

Evento foi aberto pelo secretário Olivier Chagas (Fotos: Portal Infonet)

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 25, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o VIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe. Na ocasião, o superintendente Ailton Francisco da Rocha, informou que Sergipe hoje se encontra numa posição de conforto no quadro da crise hídrica que assola o Nordeste e a região Sudeste.

“Foi graças ao trabalho que o estado vem realizando e à política de investimentos hídricos, que nós conseguimos recursos para ampliar o sistema integrado do Agreste, que estava em colapso, ampliar o sistema integrado do Piautinga e ampliar e reformar o sistema integrado do Alto Sertão e Sertaneja, além de implantar a adutora do Semi-árido, adutora do São Francisco e a construção da Barragem do rio Poxim, que são obras estruturantes”, destaca.

Ailton Rocha: "Sergipe está numa posição de conforto quanto à crise hídrica"

Participantes lotaram o auditório da Codise

Ailton Francisco da Rocha informou ainda que atualmente o Estado de Sergipe atende a cerca de 92% da população com água potável. “E estaremos implantando em breve 33 sistemas de aproveitamento de águas salinas no semiárido sergipano, em comunidades que já foram diagnosticadas e cujo processo está em fase final de licitação”, ressalta o superintendente de recursos hídricos, acrescentando que o evento não é só de reflexão, mas para aprimorar cada vez mais a consciência coletiva dos técnicos e pesquisadores.

O encontro acontece até a próxima quarta-feira, 25 no auditório da Codise, por meio da Superintendência de Recursos Hídricos em parceria com a EMBRAPA Tabuleiros Costeiros e a Universidade Federal de Sergipe.

A programação iniciada com apresentação do Coral Cantar das Águas inclui palestras com especialistas sobre “Água e Desenvolvimento Sustentável”, “Monitor de Secas do Nordeste”, “Plano de Preparação para as Secas e Gestão de Reservatórios”, “Panorama da Segurança de Barragens no Brasil”, “O Papel das Águas Subterrâneas para o Enfrentamento da Crise Hídrica nas Cidades Brasileiras”, “A Qualidade da Água Superficial em Sergipe” e apresentação oral de 35 (trinta e cinco) trabalhos, dos quais os três melhores serão premiados a partir da avaliação da comissão técnica científica do evento, além da distribuição da base de dados geoespacial de Sergipe contendo o Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe e da Coletânea dos Encontros de Recursos Hídricos em Sergipe (2008-2014).

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais