CTB-SE e Força Sindical fazem protesto conjunto em Aracaju

O Calçadão da João Pessoa, no Centro da capital sergipana, será palco nesta terça-feira, 26, de um ato público promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SE) e a Força Sindical. As entidades defendem uma pauta única que inclui a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas de trabalho sem a redução dos salários, fim do fator previdenciário e reforma agrária.

Os trabalhadores vão defender ainda a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabelece o princípio da negociação coletiva entre servidores públicos e governos municipais, estaduais e federal, e a agilização nos trâmites da Convenção 158, também da OIT, que cria um sistema de referência para a motivação da demissão de empregados.

A manifestação está prevista para começar às 9 horas, reunindo trabalhadores de diversas categorias a exemplo de bancários, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gráficos, bombeiros civis, trabalhadores rurais, da saúde, dentre outras. Este ato público faz parte de uma mobilização nacional envolvendo as centrais sindicais em torno de uma agenda única dos trabalhadores do país que teve início no dia 6 de julho, em Brasília, e se encerra no dia 3 de agosto em São Paulo com uma passeata na Avenida Paulista.

Para Edival Góes, presidente da CTB-SE, as reivindicações dos trabalhadores são justas e este é o momento de o Governo Federal rever, por exemplo, a questão do fim do fator previdenciário que reduz o valor das aposentadorias em até 40%. “Queremos ainda evitar as demissões arbitrárias e dar ao trabalhador mais tempo para o lazer e para a família sem que o seu salário seja rebaixado”, afirma.

O presidente da Central considera ainda que a redução da jornada terá um outro aspecto positivo: a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. “Mais pessoas desempregadas poderão ter acesso ao emprego com carteira assinada”, diz. Para fortalecer esta luta, Edival Góes conclama todos os trabalhadores sergipanos a participarem da manifestação que CTB e a Força Sindical promovem nesta terça-feira.

Fonte: Ascom CTB/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais