D. Emerson destaca criança como prioridade absoluta

Dr. Emerson: "Problemas sociais são sempre os mesmos" (Foto: Acrísio Siqueira/ Ascom CMA)

O vereador Emerson Costa (PT), destacou na sessão desta quinta-feira, 27, a criança como prioridade absoluta. De acordo com ele, a Constituição Brasileira estabelece a criança como prioridade absoluta, sob a responsabilidade da família e do Estado.

“Tenho visitado diversas comunidades da nossa Capital. Os problemas sociais são sempre os mesmos, variando na intensidade. Entre os diversos problemas, o uso de drogas ilícitas é um dos mais graves”, afirma.

O parlamentar fez uma reflexão sobre o uso do crack, considerado um dos mais graves problemas sociais dos últimos tempos. “Para ser enfrentado precisa do envolvimento da família, da sociedade, dos legisladores e dos gestores públicos, considerando a quantidade significativa de meninas, adolescentes, viciadas no uso dessa droga. A maioria delas tem pelo menos um filho e, 25% delas, já tiveram mais de um filho, muitas vezes com mais de um pai, ou seja, em uma condição preocupante de desestruturação familiar. É nesse contexto que nascem essas crianças”, ressalta.

Dr. Emerson disse que por parte do município, há uma carência absurda de creches, acumulada ao longo de muitos anos. A partir dos quatro anos de idade, é considerável o número de crianças que não conseguem acesso à escola, isto sem questionarmos a qualidade da escola disponibilizada.

“Para as crianças que estão abandonadas nas ruas, o nosso modelo de acolhimento institucional é precário, afasta a criança do convívio familiar e não reintegra, além de que está defasado em relação ao que se faz no mundo desenvolvimento, que é o acolhimento familiar, na comunidade”, informou.

Como agravante, ele citou a adoção de crianças acontece, em 90% dos casos, antes dos cinco anos de idade. Ou seja, muitas crianças estão condenadas pelo resto da vida e contra elas se pratica a maior violência. “Não podemos continuar desconsiderando as causas desses problemas sociais e imaginar que se trata, simplesmente, de uma questão de polícia”, finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais