O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ao governador Marcelo Déda que a duplicação da fábrica de fertilizantes Fafen/SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras) vai ao encontro da política do governo federal de buscar a autosuficiência na produção de adubos. Por isso, durante o encontro, telefonou para José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, e determinou a realização de reunião de trabalho entre o governador e o dirigente da estatal de petróleo, que ficou agendada para o próximo dia 18 de março. Lula recebeu Déda nesta quarta
Para o presidente, de acordo com o relato de Déda, “a construção de uma nova fábrica de fertilizantes no Centro-Oeste não comprometerá a possível ampliação da fábrica de Sergipe”. Na reunião, Gabrielli, que poderá viajar a Sergipe para o encontro, anunciará ainda a presença de três navios para exploração do Campo de Piranema, cuja produtividade vai aumentar gerando mais royalties para o estado e municípios, além do recolhimento de mais tributos.
Vale do Rio Doce
Na mesma agenda, também por determinação presidencial, o governador e Gabrielli discutirão o aumento da produção de gás para atender ao aumento de demanda de energia, tendo em vista um dos maiores investimentos de fertilizantes do Brasil capitaneados pela Vale do Rio Doce. A mineradora, uma das maiores do mundo, estuda, por meio de um projeto piloto no estado, a implantação de uma fábrica de produção de potássio no valor de U$ 850 milhões.
O projeto, que pretende extrair potássio das jazidas de carnalita no estado, demandará grande quantidade de energia. Ao presidente, Déda explicou que a Petrobras poderá garantir o suprimento de gás natural na ordem de 500 mil m³ por dia, necessários para a viabilização do projeto. Além disso, o gás natural é uma forma econômica de assegurar o funcionamento da futura fábrica. “Trata-se de um investimento estratégico, que vai fortalecer a vocação de Sergipe na produção de fertilizantes, que já dispõe de nove fábricas misturadoras, formando uma importante cadeia produtiva para o estado e para a região”, detalhou o governador.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B