![]() |
Marcelo Déda e José Eduardo Dutra (Foto: Paulino Menezes) |
Num pronunciamento emocionado, provocado pela renúncia de seu companheiro José Eduardo Dutra à presidência do PT, o governador Marcelo Déda resumiu assim seu sentimento: "O José Eduardo Dutra que saiu desta tribuna saiu mais forte do que o Zé que chegou". Instantes antes, na reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília, nesta sexta, 29, Dutra havia formalizado sua decisão revelando a necessidade de dedicar-se à sua saúde.
Déda foi escolhido pelo novo presidente do partido, Rui Falcão, para homenagear, em nome da militância partidária, "o amigo e o companheiro José Eduardo Dutra". Depois de lembrar a trajetória como militante partidário, senador e presidente da Petrobras, da BR Distribuidora e, por último, do PT, o governador registrou que Dutra "cumpriu todas as tarefas que este partido lhe entregou com êxito, com honra e com dignidade".
Orgulho
"Mas não viemos aqui para fazer despedida, uma cerimônia de adeus, mas dizer que somos completamente solidários, para dizer que temos orgulho do nosso presidente do partido, orgulho [que é de] toda a militância petista". E dirigindo-se ao amigo: "Você mostrou ao Brasil, mostrou aos seus companheiros, que mantém íntegro o seu raciocínio, que mantém íntegra a sua capacidade política, que mantém íntegras as suas qualidades de dirigente".
E prosseguiu: "Mas, para além disso tudo, você mostrou aos seus companheiros e à nação brasileira que mantém íntegra a sua alma, que mantém íntegro o seu caráter, que mantém íntegro o seu compromisso com a luta do povo do Brasil e com a luta do partido". Déda foi interrompido mais de uma vez pelos aplausos dos membros do Diretório Nacional.
Entre muitas recordações, o governador destacou o apoio que recebeu quando, em 2009, foi diagnosticado com suspeita de câncer no pâncreas – posteriormente descartada. Nos 103 dias em que se afastou do governo do Estado, "havia um ombro do meu irmão, José Eduardo Dutra". Por fim, mostrando a relação siamesa com Dutra, declarou: "Não tenho nenhum pejo, nenhum encabulamento de dizer aqui: Zé, eu não sei fazer política sem você; eu não sei ganhar sem você". Déda e Dutra militam juntos há 30 anos.
Fonte: Secom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B