Déda garante apoio em cadastramento biométrico

Reunião aconteceu no Palácio dos Despachos (Foto: Agência Sergipana de Notícias)

O governador Marcelo Déda recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, no Palácio dos Despachos, a visita da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) e desembargadora Suzana Carvalho, acompanhada da diretora geral do órgão, Conceição Vasconcelos, do secretário de Orçamento, Willams Lucena, da coordenadora de Planejamento, Roberta Feitosa e do assessor de Comunicação, Ricardo Ribeiro.

Na ocasião, a presidente relatou como está o andamento para o início do cadastramento biométrico que inicia no próximo dia 13 de maio em Aracaju e a partir do dia 13 de junho nos municípios sergipanos. Diferente de outras unidades da federação, onde a implantação biométrica será parcial, em Sergipe 100% do eleitorado será cadastrado, o que representa um universo de 1.412.179 votantes.

Ela também solicitou a parceria do Governo do Estado por meio do Termo de Cooperação Técnica, para que Sergipe tenha êxito nesse trabalho. “Nosso objetivo só pode ser alcançado com parceria. Já conversamos com os prefeitos e agora pedimos o apoio do Governo”, disse a desembargadora Suzana.

O projeto de cadastramento em 2011 tem como objetivo habilitar mais eleitores brasileiros a votar, já nas eleições municipais de 2012, nas urnas com leitor biométrico acoplado, equipamento que identifica o votante por meio do reconhecimento de suas impressões digitais. A tecnologia, que garante mais segurança no momento da identificação do eleitor, já foi usada com sucesso no pleito de 2010, na Barra dos Coqueiros.

Apoio

A desembargadora solicitou que o apoio do Governo do Estado seja no tocante a pessoal, que devem ser servidores públicos, publicidade e segurança. Prontamente o governador Marcelo Déda assegurou que Sergipe irá empenhar todos os esforços para que o sucesso do cadastramento seja pleno. “A biometria incorporada ao processo eleitoral é mais uma garantia da lisura do pleito e da segurança dos resultados das eleições. Uma eleição limpa, bem organizada, com resultados seguros, garante a estabilidade democrática. Quanto mais o cidadão confiar nos processos eleitorais, quanto mais a Justiça Eleitoral merecer a confiança da sociedade, dos partidos e dos políticos, mais estabilizada estará a democracia brasileira”, ressaltou.

Ele relembrou da época em que ainda existia o voto no papel. “Eu sou um entusiasta do processo de modernização, eu o acompanhei de forma muito intensa, porque faço política há 30 anos e minhas primeiras eleições foram disputadas com o sistema do voto no papel. Sei por experiência própria a imensa diferença tanto do ponto de vista da agilidade, como da transparência, limpeza e ética no processo que essas inovações tecnológicas trouxeram para o sistema eleitoral brasileiro, que hoje é um dos mais modernos do mundo, e hoje é respeitado por todos os países do planeta”, observou.

No quesito da liberação de servidores públicos para o cadastramento, Déda irá mobilizar as Secretarias de Planejamento e Administração. Já a segurança, ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública, que deve desenhar um esquema de trabalho. Para publicidade, ele colocou à disposição a Secretaria de Comunicação, a TV e rádio Aperipê, o portal do governo.

“Esse novo passo contará com o apoio do Governo do Estado. Estamos disponibilizando toda a colaboração necessária para a perfeita execução dessa grandiosa tarefa, que é o recadastramento biométrico da nossa população para fins eleitorais”, garantiu.

Para a diretora geral do TRE/SE, Conceição Vasconcelos, a reunião foi bastante proveitosa. “É preciso montar uma logística super dimensionada e graças à parceria como essa com o Governo do Estado, o feito será possível”.

Biometria

Para realizar o cadastro é preciso comparecer ao posto de cadastramento com o título de eleitor, documento de identidade, como RG e ainda comprovante de residência datado entre março e dezembro de 2010. Lá, ele terá todos os dados cadastrados, além das impressões digitais, sua fotografia e assinatura digital.

O eleitor quer não participar desse processo perderá o direito de votar nas próximas eleições, pagará multa e não poderá se inscrever em concurso público.

Futuro

Outro ponto positivo com a biometria, e que foi observado pelo governador, é que Sergipe será beneficiado, pois os dados capturados do eleitor podem ser resgatados posteriormente para a criação dos mais modernos documentos de identidade do mundo, o Registro de Identificação Civil (RIC).

O RIC dispõe de diversos mecanismos de segurança, contando ainda com um chip onde ficam armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor e local de expedição, além dos dados referentes ao título de eleitor, CPF, previdência social, entre outros.

“Acredito quem em breve Sergipe estará se valendo desses dados para introduzir esse novo modelo de carteira de identidade. Fico feliz em colaborar, pelo avanço que isso vai simbolizar para a democracia”, disse Déda.

Ele aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido pela presidente à frente do TRE/SE. “Todos nós sergipanos temos apreço pelo trabalho da Justiça Eleitoral, pela forma extremamente simpática, cordata e eficiente que tem caracterizado a atuação da desembargadora Suzana, presidente do Tribunal, pela excelência do seu corpo técnico e pelo pioneirismo que Sergipe tem quando se fala em judiciário. Sergipe não apenas na Justiça Eleitoral, mas também na Justiça Estadual é hoje uma referência de eficiência, agilidade e modernidade tecnológica. Portanto, fazer da Justiça Eleitoral de Sergipe pioneira na introdução da tecnologia de identificação biométrica dos pleitos eleitorais, é também uma vitória dos sergipanos”, lembrou o governador.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais