Déda realizou importantes obras à frente da Prefeitura

(Fotos: AAN)

Após lutar contra um câncer gastrointestinal por mais de um ano, o governador do Estado, Marcelo Déda Chagas, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 2, aos 53 anos, deixando saudades e um grande legado para a história política de Sergipe. A Prefeitura Municipal de Aracaju decretou luto oficial de sete dias.

Protagonista de uma vasta e brilhante carreira política, Marcelo Déda esteve à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju de 2000 a 2006, quando realizou importantes obras em favor da população aracajuana. Enquanto prefeito, Déda construiu importantes vias da cidade, como a Gasoduto, no Orlando Dantas, e a avenida São Paulo, na Zona Norte, que se tornou um canal importante de escoamento do trânsito na região.

Ainda em sua gestão, começou a ser construído o Viaduto Carvalho Déda – que recebeu o nome do pai do governador -, uma das mais importantes obras já realizadas pela mobilidade urbana de Aracaju. Com o viaduto, um antigo problema na fluidez do trânsito foi sanado. Outro investimento no tráfego foi o início da implantação de ciclovias nas principais avenidas da capital.

Na Educação, foram construídas escolas de educação fundamental e infantil, a exemplo da Emei Professor Nunes Mendonça, na Coroa do Meio.

Na Saúde de Aracaju, Marcelo Déda investiu na estrutura das unidades de saúde, e construiu as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva (Zone Norte), e Fernando Franco (Zona Sul), descentralizando e melhorando o atendimento à população. Entre outras ações, também foi entregue à comunidade do Coqueiral a Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa de Oliveira.

Durante a gestão de Déda, a capital sergipana também se destacou no turismo e cultura. O Forró Caju se tornou um dos maiores festejos juninos do Nordeste, projetando a cidade nacionalmente. Com a urbanização da Orlinha do Bairro Industrial, o então prefeito deu a Aracaju um novo ponto turístico e um aprazível local para o lazer a práticas esportivas às margens do rio Sergipe.

Para organizar e modernizar a administração municipal, foi construído, também por Marcelo Déda, o Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura, onde hoje funcionam quatro secretarias e um órgão municipal, além da Central de Atendimento.

O político

Marcelo Déda iniciou sua carreira política em 1982, com apenas 22 anos, e conquistou o primeiro cargo quatro anos depois, quando foi eleito Deputado Estadual com mais de 30 mil votos. A partir de então, nunca mais deixou a vida pública. Nos mais de trinta anos de militância, o governador de Sergipe também foi Deputado Federal entre os anos de 1994 e 2000, antes de ser prefeito de Aracaju.

Em 2007, assumiu o Governo do Estado, e foi reeleito em 2011. Marcelo Déda hoje é aclamado pelos sergipanos como um dos maiores nomes da política de Sergipe.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais