|
Plataforma visa inserir comunicação nos planos de campanha (Fotos: Portal Infonet) |
Dando seguimento à programação da Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão, iniciada na última segunda-feira, 27, foi lançada nesta terça-feira, 28, a Plataforma para uma Comunicação Democrática em Aracaju – 10 pontos para democratizar as comunicações em nossa cidade. O evento aconteceu no Sindicato dos Bancários de Sergipe, no Centro da capital, e teve início às 19:30h.
O projeto foi elaborado por uma articulação de entidades da sociedade civil, e tem o objetivo de apresentar aos candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju propostas de políticas públicas pela democratização da comunicação. A Plataforma visa o comprometimento dos candidatos na implantação das propostas em seu plano de campanha e gestão.
Segundo Paulo Victor Melo, representante do Fórum Sergipano pela Democratização da Comunicação, a construção da Plataforma tem o objetivo de reconfigurar a legislação relativa à comunicação em Aracaju e no Estado. “A lei que regula a rádio e a tv no Brasil é de 50 anos atrás, quando a realidade da comunicação era outra. A legislação é arcaica, e não dá conta da convergência atual no país. Entendemos que a comunicação não está restrita à esfera federal, nos municípios podemos fazer muita coisa. E a plataforma surge no sentido de modificar essas estruturas”, diz Paulo Victor.
|
"Em época de campanha eleitoral, não se vê falar sobre comunicação", diz Marco Ribeiro |
Marco Ribeiro, integrante da executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), salienta a ausência de discussão sobre a comunicação dentro dos planos de governo no país. “Em período de campanha eleitoral, pouco se vê os candidatos falando sobre propostas relativas à comunicação. Nosso objetivo é colocar a democratização da comunicação na ordem do dia”, diz Marco.
Ainda segundo o membro do FNDC, a concentração da verbas do Governo e a regionalização da comunicação são dois dos principais problemas da comunicação em Sergipe. “As verbas municipais e estaduais destinadas à comunicação em Sergipe são investidas apenas nas grandes empresas de comunicação. Além disso, a produção genuinamente sergipana na programação é muito pouca. É preciso mudar essa realidade”, diz Marco.
Um dos presentes no evento, o candidato à vice-prefeito de Aracaju Vinícius Oliveira (PSOL) destacou a importância da inserção de pautas ligadas à comunicação nos planos de campanha política. “É importante deixar claro que a comunicação no Brasil, historicamente, não é democrática. É preciso acabar com a concepção dos governos de que comunicação é publicidade, e não uma garantia de um direito humano ou um meio de educar”, diz o candidato.
|
"É preciso acabar com a noção de que comunicação é publicidade", diz Vinícius Oliveira |
Na oportunidade, os candidatos presentes subscreveram os termos da Plataforma, que inclui termos como apoio à radiofusão comunitária, valorização dos profissionais de comunicação e fornecimento de Internet gratuita à população. Também estiveram presentes membros de entidades como o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor) e da Associação Brasileira de Radiofusão Comunitária de Sergipe (Abraço).
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B