Deputado cobra Canal Xingó para combater seca

Audiência debate a seca (Fotos: Portal Infonet)

A seca está instalada e persistirá nos próximos anos, conforme as previsões feitas pelo meteorologista Overland Amaral durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para debater os problemas decorrentes da estiagem. A audiência aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25, no plenário do Poder Legislativo Estadual com participação da comunidade e gestores públicos com o objetivo de encontrar alternativas que possam auxiliar o  homem do campo a enfrentar a seca sem prejuízos para a atividade agropecuária.

De acordo com o prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva, os sertanejos estão perdendo o rebanho e já existe “pessoas morrendo de sede”. Há um longo período de estiagem, segundo os participantes da audiência. “Estamos há cinco anos sem chuvas”, bradou o prefeito Heleno Silva, analisando que as ações do Exército se limitam a oferecer uma pequena quantidade de água para atender apenas aos humanos sem qualquer assistência aos animais.

O deputado Jairo da Silva [o Jairo de Glória] (PRB), que propôs o debate, informou que uma comissão formada por deputados estaduais encaminhará ao governador Jackson Barreto as reivindicações da comunidade sertaneja e cobrará do Governo do Estado ações efetivas que possam contribuir com o combate aos efeitos da estiagem. Entre as propostas que serão enviadas ao governador, está o pleito para a conclusão do Canal Xingó, que seria a alternativa viável para resolver os problemas da estiagem. “Mas o projeto ainda não saiu do papel”, enfatizou.

Jairo de Glória: pauta positiva para encaminhar ao governador 

Além desta medida, o deputado destaca a necessidade de abrir novos poços artesianos e promover a limpeza daqueles existentes em toda a região do semiárido. “Vamos fazer uma pauta positiva para encaminhar estas propostas para o governador”, disse o parlamentar.

O secretário de comunicação do Governo do Estado, Sales Neto, informou que o governador Jackson Barreto analisará as propostas e fará os encaminhamentos necessários. Quanto ao projeto do Canal Xingó, Sales Neto informou que o Governo do Estado não tem condições de executá-lo em decorrência da escassez de recursos. É um projeto do Governo Federal, que envolve recursos na ordem de R$ 2 bilhões, segundo Sales Neto.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais