Deputado defende erradicação de casas de taipa

0

Deputado Zezinho Guimarães (Foto: Maria Odília/Alese)
“Lamentavelmente, Sergipe ainda convive com uma situação dramática e desumana com mais de 12 mil famílias morando em casas de taipa e vulneráveis a vários tipos de doenças, sendo a principal delas a doença de Chagas. É chegada a hora de mudar esse inadmissível quadro de miséria e para isso vou apresentar ao governador Marcelo Déda um plano de ação visando a erradicação das casas de taipa no nosso estado”. A afirmação foi formulada pelo deputado Zezinho Guimarães (PMDB) em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar, a referida proposta foi elaborada durante sua gestão à frente da Fundação Nacional de Saúde, quando constatou “in loco” esse problema em quase todos os municípios sergipanos.

Ele destacou a criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza em dezembro de 2002, mas disse que essa iniciativa não conseguiu atingir seus objetivos. “Esse fundo foi constituído com o aumento de 2% no ICMS de vários produtos e até a presente data não se tem notícia do quanto foi arrecadado nos últimos oito anos – estima-se algo em torno de R$ 100 milhões – e qual foi a aplicação desses recursos financeiros”. O parlamentar salientou que não se combate a pobreza com a distribuição de cestas básicas, mas com ações estruturantes, a exemplo da construção de moradias dignas para as famílias que vivem em casas de taipa e não têm acesso a saneamento básico, água encanada e energia.      

Zezinho Guimarães disse que a iniciativa do governador Marcelo Déda em prorrogar por mais oito anos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza oferece a oportunidade ao poder público de finalmente erradicar as casas de taipa em Sergipe. “Temos que produzir uma política pública para exterminar esse mal que aflige tantos sergipanos. Não podemos mais ficar olhando para trás e procurar culpados por essa situação. Precisamos urgentemente colocar em prática um plano de ação nesse sentido e há plenas condições para isso, mas é preciso ter vontade para agir. É necessário combater a causa de doenças e não apenas se preocupar com as suas consequências”, afirmou.

Segundo o parlamentar, casas de taipa existem em nada menos do que 55 municípios. “Cito como exemplos, os municípios de Capela com 1.100 casas de taipa, Tobias Barreto com 1.050, Lagarto com 1.000, Riachão do Dantas com 630, Itabaianinha com 550, Itabaiana com 550, dentre outros. Zezinho Guimarães disse acreditar que o governador Marcelo Déda vai levar em consideração sua sugestão para a erradicação das casas de taipa em Sergipe. “Essa é uma bandeira que deve ser empunhada, não só pelo governo do Estado, mas por todos os deputados, a sociedade, a imprensa e o empresariado.Não podemos mais admitir que 12 mil famílias continuem vivendo em condições tão miseráveis”, afirmou Zezinho Guimarães, cujo pronunciamento foi aparteado por sete deputados que manifestaram apoio à sua preocupação com essa situação existente no Estado.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários