Talysson de Valmir enfrenta novas denúncias de crime eleitoral

Testemunhas prestam depoimento no TRE (Foto: Portal Infonet)

O deputado estadual eleito com mais de 42 mil votos em Sergipe, Talysson Barbosa Costa (PR), enfrenta mais uma denúncia relacionada a suposta prática de crime eleitoral, que teria sido exercida pelo pai dele, Valmir dos Santos Costa, o Valmir de Francisquinho, prefeito de Itabaiana, que se encontra preso no Presídio Militar de Sergipe (Presmil). Neste novo procedimento de investigação por suposto crime eleitoral, Valmir de Francisquinho é destacado por promover ato político em benefício da candidatura do filho.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já cassou o diploma de Talysson decorrente de denúncia semelhante feita pela deputada Maria Mendonça, mas ele será diplomado haja vista a existência de recurso ainda não julgado, que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As novas denúncias chegaram à justiça eleitoral através de representação novamente assinada pela deputada Maria Mendonça. Neste novo procedimento, a conduta do prefeito afastado do cargo é caracterizada como abuso de poder econômico pela ótica da advogada Priscila Mendonça. O ato político teria ocorrido no mês de agosto quando o prefeito Valmir de Francisquinho realizou solenidade em praça pública para a entrega de veículos que compõem a frota da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Itabaiana.

Nesta quinta-feira, 22, o desembargador Diógenes Barreto e a procuradora regional eleitoral Eunice Dantas, que estão à frente da investigação, ouviram o depoimento de duas testemunhas. Ambos homens que prestaram depoimento são servidores da SMTT, um deles agente de trânsito e o outro exerce a função de superintendente do órgão municipal, ocupando cargo de confiança indicado pelo próprio prefeito Valmir de Francisquinho.

A advogada Priscila Mendonça garante que o ato do prefeito para entregar as viaturas da SMTT se caracterizou como ato político para “impulsionar” a campanha eleitoral do deputado eleito Talysson Costa. Na audiência, a advogada exibiu fotografias em que um homem aparece no cenário agitando uma bandeira com o slogan do então candidato.

As duas testemunhas ouvidas relataram que, durante o ato, não teriam percebido a bandeira no local da solenidade, ocorrida na praça Fausto Cardoso. O advogado Fabiano Feitosa, que atua na defesa de Talysson, descarta a possibilidade do ato ter relação com campanha política. “Foi só a entrega dos veículos, não ouve discurso, não teve propaganda, não teve nada de campanha”, garante Fabiano Feitosa. “As testemunhas ouvidas falaram tudo isso”, resumiu.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais