Deputado João Daniel destaca Congresso do MST

Deputado João Daniel (Foto: Maria Odília)

Na semana em que se completam seis anos da realização dos V Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o deputado João Daniel (PT) fez pronunciamento na sessão desta quinta-feira, dia 13, para destacar a importância desse evento que marcou a história da luta camponesa não apenas no Brasil, mas também em toda América Latina. O V Congresso aconteceu no período de 11 a 15 de 2007, em Brasília.

Segundo o parlamentar, o evento marcou o movimento sindical no Brasil, com o apoio de todas as organizações camponesas de todos os continentes. Ele disse que, de acordo com os estudiosos da questão agrária, este foi o maior congresso já registrado na história da América Latina. “Foram 17.500 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais que participaram, durante uma semana, de debates, discussões, mobilizações, elaboração de documentos e de onde saiu uma grande palavra de ordem até hoje utilizada no Brasil e na Via Campesina que é ‘reforma agrária por justiça social e soberania popular’”, ressaltou.

O deputado João Daniel informou que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra se prepara para o VI Congresso, que será realizado no próximo ano. “Este V Congresso foi muito importante, fundamental para a classe trabalhadora do Brasil, em especial para os trabalhadores rurais, incluindo uma brilhante experiência de ciranda infantil, quando tivemos mais de mil crianças levadas por suas mães”, registrou.

O parlamentar aproveitou para parabenizar toda militância do MST. João Daniel acrescentou que Sergipe esteve representado no congresso, com uma delegação composta por quase 500 trabalhadores. “Que estiveram nesse momento importante, nesse belíssimo congresso que marca a história e a memória de luta do movimento”, destacou.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais