Deputados cobram da SES vacinação de profissionais de segurança

(Foto: SES)

Os deputados estaduais aproveitaram a visita da secretária de estado da saúde, Mércia Feitosa, à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta terça-feira, 30, para cobrar a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a vacinação dos profissionais de segurança pública. De acordo com os deputados, o Governo de Sergipe tem autonomia para criar seus grupos prioritários na vacinação, assim como outros estados já fizeram.

De acordo com o deputado João Marcelo (PTC), os estados do Pará e Maranhão incluíram alguns profissionais no Plano Estadual de Vacinação que não estavam no Plano Nacional . A deputada Kitty Lima (Cidadania), líder da oposição, também solicitou a priorização da vacinação dos profissionais de segurança pública.

A secretária Mércia Feitosa explicou que o Estado não tem essa autonomia e que as doses de vacina que chegam a Sergipe são destinadas pelo Ministério da Saúde a um determinado grupo, e não podem ser desviadas para outras populações.

“Alguns estados, a exemplo do Pará, receberam doses a mais, e com isso, solicitaram ao Ministério da Saúde que as doses excedentes fossem aplicadas em outros grupos, mas não prejudicou a vacinação do grupo prioritário. Aqui não aconteceu isso. É o que chamamos de vacinas carimbadas. Se eu recebo uma quantidade de doses para vacinar idosos e vacino outro grupo, eu deixo de vacinar os idosos, e ainda temos a taxa de mortalidade mais alta na população acima de 60 anos”, explica.

Deputado Iran Barbosa cobrou também a vacinação dos professores (Foto: Reprodução de vídeo da Alese)

A gestora adianta que já fez uma solicitação ao Ministério da Saúde para que um percentual de doses seja destinado aos profissionais de saúde. “Estamos aguardando a resposta do Ministério da Saúde, e sendo positiva, cada categoria vai definir sua prioridade de vacinação e vamos imunizando. Mas, para que a imunização seja feita, precisamos que as vacinas cheguem direcionadas para os profissionais de segurança”, reforça Mércia.

Professores

O deputado Iran Barbosa (PT) falou da preocupação dos professores de todo os estado em relação a  possibilidade do retorno das aulas presenciais no dia 5 de abril. O parlamentar também solicitou a priorização dos professores na vacinação.

De acordo com Mércia, o retorno das aulas presenciais está na pauta de discussão da reunião do Comitê que acontece na quarta-feira, 30. “Vamos discutir essa data e entender a singularidade do universo escolar, que não é simples e tem sua dinâmica. Sobre a vacina dos professores, entendemos a necessidade. É, por isso, que precisamos comprar as vacinas para Sergipe, e precisamos que elas fiquem aqui, porque teremos liberdade para direcionar a imunização. Porém, com as doses que vêm no Plano Nacional de Imunização, não temos essa liberdade”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais