![]() |
Estrada que leva às casas do PAC no Santa Maria/Foto: Arquivo Infonet |
Assim que chegaram ao Santa Maria, os deputados seguiram a pé pelas ruas do bairro e logo constataram as ruas esburacadas e cheias de lama, sem saneamento básico e sem condições do tráfego de veículos, e com um acúmulo grande de lixo, o que pode contribuir para a proliferação de ratos e insetos. Esse cenário foi o mesmo registrado em praticamente todas as ruas do bairro.
O vice-líder da bancada de oposição, deputado Augusto Bezerra, visitou vários moradores, conversou e pegou o maior número de informações possível. “Eu lamento e vejo tudo isso como uma grande brincadeira com o povo pobre de Aracaju. O sétimo balanço do PAC revela que o governo federal gastou mais de R$ 31,6 milhões no Santa Maria. E todos estão presenciando esgotos abertos, doenças nas crianças e ruas intransitáveis. As pessoas estão revoltadas com esta situação subhumana. Com tanto dinheiro, esse é o exemplo claro que a Prefeitura de Aracaju e o governo do Estado não se preocupam com o povo pobre”, comentou.
“Não existem obras”
O líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca, também fez uma avaliação da visita. “Nós viemos verificar as obras do PAC e constatamos que não existe obra. É uma situação desumana a que estas pessoas estão submetidas. Nós estamos ouvindo a população e é reclamação total. Isso é uma vergonha, tanto para a Prefeitura de Aracaju quanto para o Governo do Estado”.
“É lastimável que, em pleno século XXI, a gente veja essas pessoas nesta situação calamitosa, a mercê de doenças contagiosas. É uma falta de respeito com estas pessoas pela falta de saneamento básico na área. A gente espera que o Ministério Público e as demais autoridades venham conferir de perto esta realidade”, clamou a deputada Celinha Franco.
O deputado Antônio Passos disse que “nós estamos observando aqui o descaso da Prefeitura de Aracaju e do governo de Sergipe. Já era para estas ruas estarem devidamente prontas para essa população. Tem mais de um ano que o PAC priorizou esta área e a do Coqueiral, mas até agora não vimos obra alguma”, lamentou.“Nós estamos em um mar de lama. As ruas estão intransitáveis e a condição de vida é subhumana. Coloca-se como concluídas as obras do PAC. As autoridades competentes precisam investigar isso e a PMA e o governo do Estado devem realizar de fato as obras. O que não se pode é enganar a população”, analisou o também deputado Arnaldo Bispo.
Por fim, a deputada Suzana Azevedo disse que “nós estamos acompanhando que não existem obras ainda. A gente tem consciência que a secretária Lucia Falcon e o governador se esforçaram para conseguir os recursos, mas infelizmente o prefeito de Aracaju não executa nada! As pessoas sonhavam em ver suas ruas calçadas, o dinheiro está na conta e a obra não sai do papel! Agora nós buscar informações junto aos órgãos competentes para saber o porquê destas obras não terem sido feitas”, assegurou.
Como próximos encaminhamentos, a Comissão de Fiscalização das Obras do PAC deve procurar à Prefeitura de Aracaju, a Deso, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, para investigar a aplicação dos recursos destinados para as obras e o andamento delas.
Fonte: Agência Alese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B