Deputados estaduais debatem câncer de mama na Alese

Mulheres vestindas com roupas de cor rosa acompanham debates (Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese)

Quatrocentos e 70 novos casos de câncer de mama são esperados no Estado de Sergipe em 2016, principalmente nos municípios de Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana. A informação foi passada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe pelo médico mastologista, Maurício de Aquino Resende, ao proferir palestra na manhã desta quarta-feira (19) a convite da deputada Goretti Reis (DEM).

O evento foi realizado por conta da programação alusiva à Campanha Outubro Rosa, iniciada na década de 80 nos Estados Unidos, visando estimular as mulheres no sentido de procurar o diagnóstico precoce e auxiliá-las no tratamento. Segundo o mastologista, no Brasil, dos 57.120% dos casos e desses, apenas 27% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“As mulheres da zona rural estão morrendo mais e em se tratando de Sergipe, não tem porque as mulheres não estarem sendo atendidas, pois os municípios são próximos de Aracaju. Ainda se morre muito com câncer de mama, apesar de ser um câncer relativamente fácil de ser detectado”, lamenta lembrando que falar sobre de câncer de mama é falar sobre uma doença que tem uma importância social muito grande.

“O câncer de mama é uma doença degenerativa. Uma mulher de 100 anos por si só tem mais risco de ter câncer de mama do que uma mulher de 90 anos. No Brasil, temos uma mortalidade de 12,9 à cada 100 mil habitantes. Na América do Norte, a incidência é muito alta assim como na Europa. O câncer de mama é relacionado ao desenvolvimento do país, da região; é uma doença de avanço econômico”, explica elencando o estresse, a alimentação industrializada, a obesidade, sedentarismo como principais causas da doença.

Fonte: Agência de Notícias Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais