Desenvolvimento: Senado discute ações para Estado de SE

Senador Lauro Antonio (Foto: Divulgação/Arquivo Portal Infonet)

Nesta segunda-feir, 19, senadores integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), do Senado Federal, estarão em Sergipe,  para debater com os Governos Federal e local ações para o desenvolvimento do Estado. A visita técnica é uma iniciativa da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, vinculada à CDR. 

O objetivo da reunião é realizar um debate amplo entre União, o Executivo local e o Senado Federal sobre as demandas da região e os projetos que estão em execução por estas esferas de  governo.

Para o senador Benedito de Lira, presidente da CDR, a discussão nos estados é fundamental para debater alternativas para o desenvolvimento do Nordeste. “É a oportunidade  de conhecermos as iniciativas em andamento em todas as instâncias, ouvir as demandas da população local e propor projetos que realmente ajudem a melhorar e acelerar o crescimento econômico e social dos estados nordestinos”, explicou.

Os parlamentares tratarão de um tema específico pré-definido, que no caso de Sergipe será: Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura, a partir das conclusões de estudos de viabilidade econômica realizados pelo Banco do Nordeste.

Durante o encontro, representantes do Governo Federal também apresentarão os projetos e obras desenvolvidas na região pelo Poder Executivo, inclusive as que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Também será aberto um espaço para a sociedade participar da discussão. Ao final, serão colhidas propostas para subsidiar o trabalho da Subcomissão na proposição de políticas para o desenvolovimento da Região que ainda mantém baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador das Nações Unidas (ONU) para mensurar a qualidade de vida da população em aspectos sociais e econômicos.

Além do senador Benedito de Lira (PP-AL), devem participar da reunião o presidente da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, senador Wellington Dias (PT-PI), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Lauro Antonio (PR-SE), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Lídice da Mata (PSB-BA), Vital do Rego (PMDB-PB), Magno Malta (PR-ES) e Eduardo Amorim (PSC-SE). 

Já foram realizadas reuniões como esta em Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí. Ainda estão no cronograma da Subcomissão visitas a Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Assessoria Parlamentar – Senado

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais