Deso: Iran diz que privatização é moeda de troca

Iran Barbosa: privatização como moeda de troca (Foto: Portal Infonet)

A Câmara Municipal de Aracaju está a um passo para constituir a Frente Parlamentar Contra a Privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O projeto, de autoria do vereador Iran Barbosa continua tramitando na Câmara Municipal, faltando ainda apreciação em terceira discussão e redação final. Para o vereador, o processo de privatização no país se tornou “uma moeda de troca”, vinculada à liberação de recursos federais. “Não vamos aceitar que a Deso seja esta moeda de troca para liberação de recursos federais”, reage o parlamentar.

O vereador Iran Barbosa está otimista, acreditando na aprovação da sua proposta pela criação da Frente Parlamentar. Ele informou que a grande maioria dos vereadores já sinalizou voto pela aprovação da proposta e contrários à privatização. Os próximos passos, após aprovação, serão concentrados para que os vereadores interessados em participar desta Frente possam assinar o termo de adesão para que do regimento de trabalho seja aprovado e colocado em prática.

Entre as ações da Frente Parlamentar, o vereador Iran Barbosa defende o acompanhamento do processo licitatório conduzido pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinado à contratação de serviços técnicos necessários para a execução do processo de privatização. O processo, avaliado em mais de R$ 15 milhões, deve custar pouco mais de R$ 4,3 milhões e será executado pelo Consórcio Sanear Brasil, que apresentou o menor preço.

Houve recurso, mas não foi reconhecido pelo BNDES, que ainda não homologou o pregão eletrônico. “São estas coisas que precisamos acompanhar, vamos fazer reunião com sindicatos, com entidades da sociedade civil e tentar audiência com o governo para discutir todo este processo”, disse Iran Barbosa.

O vereador Antonio Bittencourt (PC do B), líder do prefeito na Câmara Municipal, reafirmou posicionamento contrário à privatização, em apoio à Frente Parlamentar. “Sou de um partido que é contra à privatização da Deso e aqui no parlamento hei de reafirmar este posicionamento”, destacou. O vereador observa que há possibilidade de buscar outras alternativas que possam modernizar a companhia e conter o desperdício.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais