Pichação aconteceu no último fim de semana (Foto: Divulgação PCdoB/SE) |
Continua repercutindo o ato de vandalismo contra a sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Aracaju [no Centro], no último final de semana, quando picharam na parede a frase: “Volta CCC”, fazendo referência ao Comando de Caça aos Comunistas. O CCC foi um grupo formado durante o período da Ditadura Militar, acusado de sequestrar e assassinar pessoas contrárias ao regime no Brasil. A direção do partido vai se reunir nesta terça-feira, 1º com o secretário de Segurança Pública João Batista e e posteriormente com o presidente da OAB/SE, Henriclay Andrade, com o objetivo de pedir providências.
divulgou uma nota repudiando a ação e promete denunciar o fato à Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE).
De acordo com o presidente da Executiva Municipal do PCdoB, Antonio Bittencourt, o partido repudia o que considera um ato criminoso de propaganda de grupo de extermínio na fachada da sede estadual do PCdoB.
“Constitui-se em grave atentado à democracia, ao Estado Democrático de Direito, crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. É inconcebível o retorno de ação deste tipo, após tantos anos de vida democrática e inadmissível ato criminoso de violência nos dias de hoje, atentando contra a livre organização e funcionamento partidário e os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana”, lamenta acrescentando não ser possível permitir que este tipo de ação aconteça sem que sejam tomadas as providências legais, até para evitar que se repitam contra outras agremiações partidárias.
“Se há problemas a democracia, é pela democracia que se resolve e não com o retorno de grupos ligados à ditadura, um grupo de ação criminosa. Não somos contrários a quem tem posições diferentes das nossas, mas lutamos pela consolidação da democracia e da liberdade”, afirma Antonio Bittencourt.
Investigação
A direção estadual e municipal do PCdoB solicitou empenho para que seja realizada uma investigação por parte do Governo do Estado, visando punir os responsáveis pelo crime.
"Nós teremos uma reunião hoje com o secretário de Segurança Pública, João Batista para pedir providências e também vamos sentar com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henriclay Andrade, pois entendemos como um recado como se quiseam dizer Estamos de olho em vocês", acredita.
“É preciso reagir a nova onda de intolerância e radicalismo político. Conclamamos toda a sociedade a levantar sua voz em favor da vida democrática e direitos da pessoa humana, duramente conquistados. É um retrocesso. O nosso repúdio não é ao ato da pichação, mas ao seu conteúdo, pois faz alusão a um grupo que ficou conhecido por ter auxiliado à ditadura na prisão, sequestro e assassinato de brasileiros”, completa o presidente do Diretório Estadual, Hallison Souza.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B