Ditadura: Ana Côrtes relembra que foi torturada grávida

Depoimento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19 (Fotos: Portal Infonet)

O auditório do Museu da Gente ficou pequeno na manhã desta quinta-feira, 19. Politicos, professores, estudantes, familiares e amigos da assistente social aposentada Ana Côrtes Rollemberg, acompanharam o depoimento dela na Comissão da Verdade. Aos 71 anos, a assistente social relembrou as torturas sofridas no período da Ditadura Militar, mesmo estando grávida do primeiro filho.

“Com o meu depoimento na Comissão da Verdade, estarei tornando pública a experiência que passei no período da Ditadura Militar quando fui presa e tornar público todo o processo da minha prisão em Pernambuco, quando ficamos no Doicod no Recife e o número de tortura foi muito grande. Não tem simbologia pra isso, a tortura é um terror. Eu estava grávida do meu primeiro filho que está aqui hoje presente e o processo foi de isolamento por dois meses”, lamenta.

Ana Côrtes relembra das torturas e da prisão em Pernambuco

Antônio Bittencourt: "Ana foi submetida a muitos momentos de violência e tortura"

Ana Côrtes disse ainda que a Comissão da Verdade “Vem fazer algo que precisa realmente ser feito que é divulgar tudo o que passamos durante a Ditadura Militar”.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Antônio Bittencourt Júnior destacou a fala de Ana Côrtes.

“Ela é esposa de Bôsco Rollemberg, ambos têm uma trajetória importante na militância em Sergipe, em Pernambuco e em São Paulo. Ana foi submetida a muitos momentos de violência e de tortura da ordem do mais desprezível que um ser humano impõe a outro. A fala de Ana vem carregada de emoção e de um simbolismo dos que lutam em defesa da democracia, da liberdade e daqueles que nunca recuaram mesmo estando submetido a rigores muito absurdos de violência”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais