Dívida de ICMS pode ser quitada por encontro de contas

Dívida de ICMS pode ser quitada por encontro de contas (Foto: Portal Infonet)

A partir de agora, dívidas oriundas de atrasos de pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderão ser quitadas por meio de compensação financeira entre devedores e Governo do Estado.

O projeto de lei que prevê essa transação foi aprovado pelos deputados em votação realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta segunda-feira, 11.

Fica estabelecido, portanto, um encontro de contas para averiguar o saldo da comparação. O deputado Francisco Gualberto (PT) explicou a lógica do projeto. "Se o sujeito deve R$10 mil de ICMS e tem a mesma quantidade a receber, o valor é equacionado".

Georgeo Passos (PTC), líder oposicionista, demonstrou preocupação com o percentual do tributo que deve ser, obrigatoriamente, repassado aos municípios sergipanos. "25% precisa ser repassado às cidades. Já houve problemas nesse sentido, pois o Governo já retém ilegalmente os repasses há algum tempo, chegando na casa dos R$100 milhões", alertou. Uma emenda que garante o repasse foi aprovada e incorporada ao projeto.

Caso o 'sujeito passivo' queira dar entrada na operação, deverá protocolar um requerimento junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Caso o crédito do sujeito passivo junto ao Estado seja maior que a dívida, deverá abrir mão do valor excedente; caso seja menor, deverá quitar o montante de forma integral de imediata, conforme prevê o projeto de lei. A solicitação suspende, em 30 dias, possíveis processos que tramitam na esfera judicial.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais