Dívidas de agricultores do NE é avaliada

0
Senadora discute dividas de agrivultores (Foto: Divulgação)

 A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) destacou na última terça-feira (20) a importância da força-tarefa, criada pelo Banco do Nordeste para avaliar os mais de 150 mil processos de execução de pequenos agricultores do Nordeste, que têm pendências financeiras com a instituição.

Maria explicou que a decisão é fruto de uma lei, deste ano, originária da Medida Provisória 610/2013 que permitiu a renegociação das dívidas dos pequenos produtores, atingidos pela longa estiagem, segundo analistas, a maior dos últimos 40 anos. “Foi uma seca causticante e que trouxe prejuízos imensuráveis para esses agricultores, sobretudo, os menores”, disse.

A senadora democrata destacou que essa decisão do Banco é um alento para esses trabalhadores que, por terem suas safras perdidas, não conseguiram honrar os compromissos assumidos com o banco, e hoje são penalizados, ainda mais, por conta dos altos juros e multas praticados pela instituição.

Com essa força-tarefa, a expectativa é que os processos sejam analisados individualmente e os produtores possam ter condições de quitar o seu débito, em condições especiais, excluindo-se juros e multas dos valores originais contratados anteriormente. “Com isso, cria-se condições para que eles possam ter acesso a novas linhas de créditos para continuar tocando os seus projetos e mantendo as suas famílias”, afirmou Maria do Carmo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais