DNIT Nacional faz auditoria no órgão em Sergipe

Ismael Silva: "Pessoas anônimas estão querendo me derrubar" (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A direção nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) determinou uma auditoria para apurar as denúncias de descaso com o patrimônio público no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SE). Entre as irregularidades apontadas,- em um material divulgado nas redes sociais e nos programas de rádio matinais,- estão o “uso de veículos oficiais para fins particulares, principalmente pelo enteado do superintendente Ismael Silva, o Danilo Carvalho Santos; contratação irregular de pessoal por indicações de políticos do PRB e não cumprimento da carga horária”.

Ao Portal Infonet, Ismael Silva se limitou a informar que “todo o material panfletário e anônimo foi entregue à direção nacional do DNIT, em Brasília, que é a responsável pela apuração dos fatos”.

Denúncia mostra adesivos de uso exclusivo em serviço que podem ter sido retirados (Foto: Divulgação Grupo WatsApp Jornalismo Investigativo)

As denúncias dão conta de que o superintendente regional do DNIT, teria “ordenado que fossem retiradas as plotagens dos veículos de placas OEA-0801, OKP-4476, OKQ-0129, OEJ-6690 e OKO-4862; um dos carros o de placa QKO-4862, vem sendo utilizado por uma pessoa sem a autorização para conduzir veículo oficial e que não é contratado pelo DNIT, o enteado Danilo Carvalho Santos, que ocupa o cargo de assessor do superintendente, cargo inexistente no Dnit”.

Ismael Silva teria contratado diversas pessoas por indicação direta, a exemplo do enteado. “No gabinete tem sete terceirizados, todos com vinculações partidárias (Partido Republicano Brasileiro). Essas pessoas não possuem formação específica para o exercício do posto de trabalho, contrariando a previsão do termo de referência da licitação e não cumprem horário de trabalho (8 horas diárias)”, diz a acusação por impresso.

Documentos divulgam veículo entrando na sede do DNIT/SE sem o adesivo oficial (Foto: Divulgação Grupo WatsApp Jornalismo Investigativo)

Além de Danilo Carvalho, aparecem os nomes de Hellen Nayara Conceição Chagas Messias, como assessora jurídica, mas que teria sido contratada como auxiliar de informática e Isaac Vinicius dos Santos, que também estaria em desvio de função.

Contraponto

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de Comunicação do Dnit visando ouvir o superintendente Ismael Silva, mas por meio de nota ele informou que: “Todo o material panfletário e anônimo foi entregue por ele próprio à direção nacional do DNIT, em Brasília, que é a responsável pela apuração dos fatos. Ismael Silva acredita que estas pessoas anônimas objetivam derrubá-lo do cargo ou no mínimo, ofuscar umas das principais conquistas desta gestão, que é a entrega da obra do km 94 da BR -101.O superintendente reafirma o compromisso em manter o DNIT/SE como uma instituição à serviço da população sergipana”.

Documento denunciando que o cargo ocupado pelo enteado seria de informática

(Fotos: Divulgação Grupo WatsApp Jornalismo Investigativo)

E por Hellen Nayara também seria cargo na área de informática e não na área jurídica

Mas, ao entrar em contato com o DNIT em Brasília, o Portal Infonet foi informado de que “o DNIT já tem ciência e determinou à Auditoria a apuração dos fatos . Representantes da Auditoria estiveram no estado para esta apuração.  Tão logo haja uma conclusão, serão adotadas as medidas administrativas cabíveis”.

Em nota, Issac Vinícius da Silva, apontado na denúncia como funcionário em desvio de função, explicou que foi contratado pela empresa Airton Gomes no dia 5 de outubro de 2015, quando era 10º período de Direito, para o cargo de atendente de informática no DNIT, cuja exigência na licitação do contrato da empresa era apenas a escolaridade nível médio.

Ela afirma também que após aprovação no exame da OAB, informou ao Conselho da Ordem sobre as suas atribuições no DNIT,  e que não houve impedimento. Isaac informou ainda que atualmente é advogado, mas exerce exerço todas as atribuições exigidas pelo cargo ocupado no DNIT, e que não há como falar em desvio de função. Ao fim da nota, Isaac explica que nunca fui filiado ao PRB, e sim, filiado ao PTN.

O Portal continua à disposição do superintendente Ismael Silva para mais esclarecimentos, do DNIT Nacional e dos terceirizados Danilo Carvalho e Hellen Chagas pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br ou pelo telefone (79) 2106-8000. A repórter ligou para o Dnit para falar com os terceirizados e não obteve êxito.

Por Aldaci de Souza

A matéria foi alterada às 19h58 para acréscimo de nota enviada por Isaac Vinícius da Silva.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais