Drag Queen recebe título de Cidadão Aracajuano na Câmara

Emmanuel, Reginaldo e Rosângela (Foto: Heribaldo Martins)

Na manhã desta quinta-feira,17/5, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi o ponto de encontro para os representantes do movimento GLBT do Estado, que foram homenagear Reginaldo Batista dos Santos, o Naldo, membro ativo do movimento e dono da personagem Kharolyne Prínscipal, a Drag Queen mais famosa de Sergipe, tanto que foi a primeira a atuar como mestre de cerimônia das festas da Hi-so sergipana, e onde ainda atua com todo o glamour e extravagância que o papel necessita.

Reginaldo, que é natural de Fortaleza/CE, recebeu o título de cidadão aracajuano, honraria proposta pela vereadora professora Rosangela Santana (PT), e que faz parte das comemorações pelo Dia Municipal de Combate à Homofobia, celebrado  neste 17 de maio, cuja lei, sancionada em 2007, também foi de autoria da parlamentar.

O título foi entregue pelo presidente do Parlamento Municipal, Emmanuel Nascimento (PT) e pela autora da propositura, ato que foi acompanhado por membros da Associação em Defesa dos Homossexuais de Sergipe (Adhonis); União dos Negros pela Igualdade (Unegro);  Movimento de Lésbicas de Sergipe, Mexam-SE; Rede Nacional de Operadores de Segurança LGBT; da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, da Secretaria da Segurança Pública e da Coordenadoria Municipal da Promoção da Igualdade Racial; além de familiares e amigos do homenageado. O momento foi descrito por Rosangela Santana como de muita alegria, pois pôde abrir as portas da Câmara de Aracaju para um grupo que antes não tinha espaço, voz e vez.

“Esse dia é o resultado de uma abertura da Câmara para agregar, acolher o movimento LGBT de Aracaju, e eu agradeço a todos os parlamentares da época em que a Lei foi aprovada (2007), pois isso aconteceu com o voto de todos, por unanimidade. Fico feliz que o movimento tenha me usado como instrumento para que esta Casa pudesse dar um passo à frente no que diz respeito à luta pelo fim do preconceito,  da homofobia”, discursou Rosangela Santana. Ela comentou ainda que após quatro anos de sanção da Lei, o movimento mais uma vez a procura, agora, para homenagear alguém que sempre esteve tão ligado à defesa dos direitos da minoria, seja ela homossexual, negra ou pobre, e que, através da sua arte, dissemina essa bandeira: Reginaldo Batista ou Kharolyne Prínscipal.

Quem também disse estar muito satisfeito por fazer parte desse momento foi o vereador Emmanuel Nascimento. “Na verdade, hoje é um dia de festa para a Câmara, porque acho que, pela primeira vez, vocês puderam usar verdadeiramente um espaço que é democrático e que é do povo”, pontuou o presidente da CMA. Emocionado, Reginaldo lembrou da chegada a Aracaju; de como inseriu-se no movimento LGBT; do momento e do porque de dar vida à KharolynePrínscipal e das muitas  alegrias que ela trouxe para o seu cotidiano. “Hoje é essa mulher quem sustenta o homem Reginaldo”, brincou, ao explicar que são os eventos sociais apresentados pela Drag Queen que pagam as contas do mês, decisão tomada para que ele possa ter mais tempo para atuar na militância LGBT.

Reginaldo foi membro do extinto Dialogay de Sergipe, um dos mais antigos do Brasil; e atualmente integra, embora sem cargo diretivo, a Adhonis. Em seu discurso, lembrou também dos crimes homofóbicos que tiraram a vida de muitos ao longo dos anos e chorou, ao pedir mais justiça social e proteção para os homossexuais, transgêneros e travestis. O título de cidadão aracajuano foi oferecido a todos os que compõem o movimento LGBT em Sergipe e à sua família, que esteve representada no plenário da Câmara de Vereadores pela mãe e por uma irmã do homenageado.

Fonte: Ascom CMaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais