Educação política norteia debate com cientista político

Palestrante convidado conduziu os técnicos e gestores da Secretaria (Foto: SEED)

Diretores de departamentos, assessores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) voltaram a se reunir no auditório do SEBRAE/SE, em Aracaju, na manhã desta sexta-feira, 22, para participarem da continuação do debate sobre a conjuntura e a formação política dos jovens, ministrado pelo professor e pesquisador do Insper Humberto Dantas.

Em Sergipe atendendo a convite da SEED, Dantas abordou no segundo dia de discussões, aberto pela superintendente executiva, Marieta Barbosa, as novas formas de agir na política, tendo em conta os jovens brasileiros.

Ao entender a formação política dos jovens como um grande desafio atual da sociedade brasileira, o professor Humberto Dantas ressalta que não há como falar sobre conceitos de democracia e cidadania sem envolver a educação.

"Os jovens hoje sabem o que querem, e cabe a nós lermos e compreendermos essa nova realidade e propormos a criação de um ambiente favorável que possibilite uma formação cidadã desses mesmos jovens", afirmou o professor Humberto.

Ainda de acordo com o Humberto Dantas, baseado em pesquisas realizadas pelo Projeto Sonho Brasileiro da Política – pesquisa qualitativa e quantitativa, sem fins lucrativos e suprapartidária que busca entender a relação do jovem brasileiro com a política – , 65%  dos jovens acreditam que política deve ser ensinada nas escolas.

Isso demonstra, segundo Dantas, que há uma necessidade de educar politicamente os jovens e empoderá-los, "pois cada vez mais eles estão debatendo, se informando e se interessando por política", diz.

Como forma de ilustrar essa afirmação, o professor Humberto citou como exemplo o projeto Foca na Educação, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da SEED, que estimula e incentiva os estudantes da rede estadual a produzirem matérias em formato audiovisual.

"Fiquei maravilhado ao ver como uma ideia simples pode tornar o jovem protagonista de um processo do qual ele faz parte. O Foca na Educação é uma ferramenta estratégica fantástica", disse entusiasmado com o projeto.

Debate continuado

De acordo com Marieta Barbosa, essa discussão foi inicialmente oferecida para diretores de departamentos, assessores e técnicos da Secretaria, e obteve uma boa recepção.

"Esse mesmo debate sobre educação política com o professor Humberto Dantas será ampliado ao longo deste semestre para os diretores de unidades escolares que ofertam o ensino médio, e posteriormente para os professores da rede estadual que trabalham com turmas de ensino médio", afirma a superintendente executiva da SEED.

Humberto Dantas

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Ciências Sociais (USP), é professor e pesquisador do Insper. Coordena o curso de pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP e é docente em dez programas de pós-graduação.

Atua também como coordenador e professor de ações de educação política em diversas instituições, com mais de 350 turmas formadas e diversas iniciativas, com destaque para o trabalho com jovens nas periferias de São Paulo em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.

É comentarista político da Rede Vida de Televisão e apresentador, além de autor de livros e de diversos artigos científicos que enfatizam questões como a democracia, a educação política, a composição do Legislativo, o marketing político, as coligações e as regras eleitorais brasileiras.

É conselheiro de organizações como a Fundação Konrad Adenauer, a Oficina Municipal e a Fecomercio-SP. No Movimento Voto Consciente é voluntário desde 2002, do qual também é diretor desde 2014.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais