Edvaldo apresenta amplo projeto para a Treze de Julho

Edvaldo Nogueira durante a apresentação do projeto (Fotos: Portal Infonet)

Mesmo sem qualquer recurso disponível e sem tempo para executar as obras [mandato termina em dezembro e prazo de conclusão dos serviços é de seis meses], o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PcdoB) apresentou na manhã desta quinta-feira, 20, um mega projeto de Engenharia de Defesa Litorânea da Praia 13 de Julho, orçado em R$ 5 milhões.

“Eu quero começar essa obra e para isso estarei viajando na próxima sexta-feira, 20 para Brasília em busca de recursos. Não sei se vou conseguir, mas vou buscar os recursos para realizá-la. Se conseguir, licitarei, se não, deixarei para o futuro prefeito de Aracaju. Não sou vaidoso e fico feliz por quem vier, poder colocar em prática um projeto muito bem planejado  e que não acarretará reflexos em outros lugares da cidade. Mas, sentirei ciúmes por não poder inaugurar a obra”, destaca Edvaldo Nogueira.

Pitada de política

Projeto dispõe até mesmo de um lago com túnel d'agua

Durante a apresentação do projeto elaborado num prazo de seis meses pela arquiteta e urbanista Angélica Rocha com a finalidade de evitar os transtornos causados pelas ondas elevadas sobre a murada e muro de contenção da Praia  13 de Julho [Avenida Beira Mar], o prefeito cutucou os adversários políticos.

“Nós não precisamos ir buscar Jaime Lerner. Temos profissionais capacitados na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e na Secretaria de Planejamento (Seplan). Eu respeito Jaime Lerner, mas prefiro a arquiteta Angélica e os consultores Demóstenes Cavalcanti e Armando Brito [da empresa Geotec, contratada para a elaboração dos estudos técnicos], responsáveis pelo projeto urbanístico para Aracaju. Aqui temos profissionais tão bons quanto os de fora. Eles conseguiram num prazo recorde de seis meses, fazer um projeto que vai marcar a cidade”, enfatiza.

Projeto

O estudo tem como objetivo distanciar o atual cordão litorâneo através da construção de um aterro dotado de um prisma de proteção frontal [Muro Longitudinal Aderente] e a instalação de um Campo de Espigões, para o reforço da estrutura principal, através do afastamento do fluxo de correntes, das suas fundações.

O muro aderente possuirá uma extensão total de 643,62 metros. Além de proporcionar segurança aos moradores, consta um completo Projeto de Urbanização de toda a área, recuperando o potencial turístico e de lazer da antiga Praia Formosa, um ponto de encontro de muitos sergipanos na década de 50. O ponto turístico conta com ciclovia, calçadão, píer, lago com túnel d’água e deque, equipamentos de ginástica específicos para idosos, pergolados, ponto de ônibus, redários, quiosques, paisagismo, iluminação, acessibilidade, estacionamento e sinalização.

Isso além de amplas áreas verdes de vivência [com mesas e bancos], de contemplação, de recreação infantil com castelo encantado e esportiva com calçadão.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais