Edvaldo descarta ação eleitoral na criação de secretaria

Bosco assina termo de posse: projeto para atrair recursos (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O prefeito Edvaldo Nogueira explicou, durante a posse do novo secretário João Bosco Santana de Oliveira, na Secretaria Municipal  de Defesa Social, que a nova pasta criada no âmbito da administração municipal não está associada a propostas eleitorais. Embora tenha sido criada em ano eleitoral, o prefeito descarta qualquer vínculo da decisão do Poder Executivo com as eleições de outubro próximo.

A posse de João Bosco aconteceu no final da manhã desta terça-feira, 14, no Centro Administrativo prefeito Aloísio Campos. O prefeito Edvaldo Nogueira justificou a criação de uma nova às vésperas de eleições alertando que o gesto segue o perfil da política do Governo Federal, a partir da implantação do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado na última quarta-feira, 8.

O prefeito revelou que, sabendo que este plano seria criado em nível nacional, no mês de março se antecipou encaminhando projeto para a Câmara Municipal propondo criando a Secretaria de Defesa Social, que terá a missão de integrar as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal, Defesa Civil e pela coordenação de Defesa do Consumidor do município. “Esta nova secretaria vai concentrar estes três setores que estavam dispersos, que vinham atuando de forma efetiva, mas não tinha uma coordenação única”, explicou o prefeito.

Edvaldo Nogueira: sem ligação com pleito eleitoral

Edvaldo Nogueira não teme críticas da oposição nem possíveis interpretações eleitoreiras dos adversários. “A oposição não tem como criticar”, reage o prefeito. “Podia ter nomeado antes, podia ter feito composições políticas, mas não o fiz porque não quis, mostrando a ética com a qual me conduzo na administração pública”, comentou, em conversa com o Portal Infonet. O prefeito garante que concluirá a gestão sem deixar o clima eleitoral contaminar a administração pública. “Há composição partidária que orienta a nossa administração, mas todos os secretários se submetem à gestão administrativa”, observou.

O prefeito garante que a Prefeitura de Aracaju já dispõe de planejamento estratégico para desenvolver ações para prevenir os efeitos de enchentes e outras catástrofes, citando como exemplo a retirada das 1.970 de famílias das áreas de risco e os investimentos na ordem de R$ 600 mil mensais com a concessão de auxílio moradia àquelas pessoas que viviam em áreas de risco e que ainda não conseguiram realizar o sonho de obter casa própria em local não insalubre.

Servidores da PMA e do Governo do Estado acompanham solenidade

A nova secretária vai atuar para ampliar este tipo de ação, segundo a explicação do prefeito. O novo secretário João Bosco não escondeu a gratidão por ser reconhecido enquanto funcionário de carreira [ele é servidor público municipal desenvolvendo atividades na Emurb desde 1982] e se comprometeu a ampliar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju na área de prevenção, tendo como meta desenvolver projetos para atrair recursos federais que serão disponibilizados pelo Governo Federal Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que serão utilizados para ampliar as ações já existentes.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais