Acontecem na próxima segunda-feira, 25, as eleições para o cargo de Procurador Geral do Ministério Público Estadual (MPE). É a primeira vez em que promotores de Justiça podem participar do pleito [antes só podiam participar integrantes do Colégio de Procuradores]. Cinco candidatos concorrem ao cargo: Os procuradores Maria Creuza Figueredo e Moacyr Soares da Mota e os promotores Elias Pinho, Euza Missano, Deijaniro Jonas e Orlando Rochadel. Ministério Público terá novo procurador (Foto: Portal Infonet)
Com o pleito, que acontece das 8h às 12h no auditório do Ministério Público [3º andar], será formada uma lista tríplice para ser encaminhada ao governador Marcelo Déda (PT), que escolherá o substituto da procuradora Maria Cristina Foz e Silva Mendonça. O indicado fará uma gestão de dois anos à frente do cargo.
O Portal Infonet concedeu espaço para que os seis candidatos pudessem mostrar suas idéias e projetos por meio de entrevistas com perguntas iguais para todos. Apenas o promotor Orlando Rochadel ficou de fora, optando por não enviar as respostas, apesar da insistência da reportagem.
Para os promotores, a participação da classe no pleito é uma vitória à luta iniciada em 2006 e cujo acordo construído junto com o Colégio de Procuradores de Justiça foi fechado somente em 2010, para que, quem tivesse dez anos de carreira e 35 anos de idade, pudesse se candidatar ao cargo de Procurador Geral do Ministério Público Estadual. Nesse sentido, foi enviado projeto à Assembléia Legislativa do Estado e sancionado pelo governador Marcelo Déda.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B