Eleições: doze candidatos a prefeito estão sub judice

Vinícus Linhares: votos são nulos mas aguardam julgamento dos recursos (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Ainda estão indefinidos os registros de doze candidatos que disputam as prefeituras sergipanas. Considerando a chapa proporcional [candidatos que disputam as vagas nas Câmaras Municipais] este número sobe para 50, conforme informações do secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Carvalho Peixoto.

Para prefeito, ainda estão pendentes de julgamento o registro de candidatura de Lara Moura, em Japaratuba, Zé Franco, em Nossa Senhora do Socorro, Elinho, em Pirambu, João Tarantela, em Aracaju, Sandra de Zé da Serraria, em Areia Branca, Zé Carlinhos, em Campo do Brito, Pablo Passos, em Carmópolis, Dr. Gimarcos, em Japoatã, Paulo Dantas, em Propriá, Nelson Araújo, em Riachão do Dantas, e Helinho, em Rosário do Catete.. Para estes candidatos, os votos são considerados nulos e não estão sendo computados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Os votos classificados nulos neste primeiro momento poderão ser validados posteriormente, vai depender do resultado do julgamento dos recursos ainda  pendentes na Justiça Eleitoral, conforme explicações do secretário judiciário do TRE-SE, Marcos Vinícius Linhares. Os processos relativos ao pedido de registro de candidatura de Zé Franco e Paulinho das Varzinhas, que disputam respectivamente as prefeituras de Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras, foram colocados em pauta de julgamento na sessão do pleno do TRE no sábado, 1º, mas ambos foram retirados de pauta por pedido de vista.

Em ambos os casos, os relatores dos processos votaram pelo indeferimento dos registros. No processo de Zé Franco, cinco desembargadores já anteciparam voto pela cassação do registro de candidatura. No processo de Paulinho das Varzinhas, apenas o relator, Jorge Fraga, apresentou voto pelo indeferimento. No caso de Paulinho das Varzinhas, os votos foram validados porque o registro de candidatura foi deferido, mas está questionado judicialmente e o processo ainda tramita no TRE, na perspectiva de ser colocado em pauta de julgamento na próxima semana.

Totalidade

Sergipe possui 5.887 candidatos [incluindo prefeitos e vereadores]. Destes, 5.392 estão aptos à disputa porque tiveram os registros deferidos pela Justiça Eleitoral. Conforme o secretário José Carvalho Peixoto, 213 pedidos foram cassados, não recorreram e os processos já estão classificados como transitado em julgado. Portanto, não tiveram os respectivos nomes lançados nas urnas. E ocorreram 191 renúncias.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais