Eleições: PSDB quer auditoria e PT considera golpe

PT X PSDB: batalha continua pós eleição (Foto: Agência Brasil)

Em Sergipe, a cúpula do PSDB ainda não tomou posição quanto à intenção do partido, em nível nacional, de solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de auditoria especial para exercer a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral, que consagrou a reeleição de Dilma Rousseff, realizado em dois turnos, neste mês.

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) disse que ainda não possui opinião própria sobre a posição da Executiva Nacional do partido, mas destacou a confiança que partido deposita no coordenador jurídico do PSDB nacionalmente, Carlos Sampaio. “É uma pessoa que conhece profundamente o Direito Eleitoral e se ele encontrou motivos para solicitar investigação sobre os resultados, procede”, comentou o vice-prefeito, em entrevista concedida ao Portal Infonet nesta sexta-feira, 31.

Em nota, a Executiva Nacional do PSDB reitera a confiança que deposita na Justiça Eleitoral brasileira, mas destaca a ineficiência das formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização. E a auditoria, conforme destaca a nota do PSDB, seria um mecanismo para “tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados”.

Para Machado, a urna eletrônica revelou-se eficiente, mas também não descarta a possibilidade de ter ocorrido fraude. “Embora o tribunal considere as urnas como invioláveis, a fraude não é impossível, não é uma coisa simples. Não conheço as alegações do partido, mas confio nos conhecimentos jurídicos do Carlos Sampaio”, considerou Machado, numa referência à experiência do coordenador jurídico que defende o PSDB em nível nacional.

Golpe

Para o Partido dos Trabalhadores, a decisão do PSDB caracteriza um golpe. “A executiva [do PT] entende que o PSDB e demais partidos e segmentos que fazem oposição ao governo da presidenta Dilma querem a todo custo provocar um terceiro turno das eleições presidenciais recorrendo aos mesmos métodos golpistas que os levou à derrota nos dois turnos da eleição”, ressalta a Presidência do PT em Sergipe, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira.

A Executiva Estadual do PT tomou as deliberações contra o PSDB em reunião ocorrida na noite da quinta-feira, 30, mas a nota só foi encaminhada nesta sexta, 31. “Em deliberação, ficou aprovado que o PT de Sergipe vai manter as mobilizações dos seus filiados, militantes, dirigentes e simpatizantes, para respaldar e garantir o governo reeleito e suas ações políticas”, observa o PT, na nota, que também destaca apoio ao governador Jackson Barreto (PMDB).

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais