Equipamentos que comprometem o sigilo do voto estão proibidos (Foto: TSE) |
Na hora de ir às urnas para escolher o novo prefeito de Aracaju, o eleitor deve estar atento às regras para não se atrapalhar frente às urnas e ‘errar’ o voto. A famosa ‘cola’ com nome e número do seu candidato está liberada, mas vale lembrar, que segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto é proibido.
Como votar
Para votar é simples: o eleitor deve digitar o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde “CONFIRMA”.
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o internauta pode corrigir o voto, apertando a tecla laranja “CORRIGE”, e, então, repetir o procedimento anterior.
Para votar em branco, basta selecionar a tecla “BRANCO” e confirmar o voto apertando a tecla verde “CONFIRMA”.
Caso o internauta digite um número de candidato ou de partido inexistente e, em seguida, apertar a tecla verde “CONFIRMA”, ele anulará o seu voto.
Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.
Com informações do TSE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B