Eleições: saiba o passo a passo das urnas eletrônica

Ao ir às urnas no domingo, 2 de outubro, para definir os cargos municipais da sua cidade, o eleitor precisa saber de algumas regras e dicas para não errar ao manusear a urna e acabar ‘errando’ o seu voto. Antemão, aquele votante mais precavido, poderá carregar em mãos uma espécie de ‘cola’ com o nome e o número de seus candidatos escolhidos. Telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto é proibido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Como votar

Para votar no simulador, usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, o internauta deve digitar o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde “CONFIRMA”.

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o internauta pode corrigir o voto, apertando a tecla laranja “CORRIGE”, e, então, repetir o procedimento anterior.

Para votar em branco, basta selecionar a tecla “BRANCO” e confirmar o voto apertando a tecla verde “CONFIRMA”.

Caso o internauta digite um número de candidato ou de partido inexistente e, em seguida, apertar a tecla verde “CONFIRMA”, ele anulará o seu voto.

Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Acesse aqui o Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

Com informações do TSE 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais