Eleições: Voto divide opinião de jovens eleitores

Voto ainda divide opinião de eleitores com 16 e 17 anos (Foto: Arquivo Infonet)

Apesar de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontarem um aumento significativo no número de jovens na faixa etária de 16 e 17 anos interessados em votar, alguns deles ainda continuam desinteressados no pleito e deixando para  exercer sua cidadania somente aos 18 anos, idade em que são obrigados.

A estudante Taís Mendonça, 17, conta que prefere esperar até os 18 anos. “Ainda não tenho interesse na votação. Claro que é importante eleger um governante, mas acho que ainda dá para esperar um pouco, já que vou passar boa parte da vida votando”, opina.

Ana Karla de Jesus, 16, também demonstra desestímulo. “Só quero tirar o título aos 18 anos. É chato essa coisa da votação e só o meu voto não vai resolver nada. Meus pais insistem, mas eu não quero”, conta.

Micaela e Joana, 16 e 17 anos, preferem esperar até os 18 anos pra votar

Micaela Santos, 16, e Joana Santos, 17, que também são estudantes, justificam a falta de interesse no voto na antipatia que possuem pela política. “Não gostamos muito disso. Vemos tantas denúncias na TV e o que parece é que está cheio de corruptos”, diz Joana. “Vejo as campanhas de conscientização do TER mostrando a importância dos votos, mas mesmo assim a gente prefere votar quando for obrigatório. Os políticos não fazem valer nosso voto, parece que todo dia é 1° de abril (Dia da Mentira)”, compara Micaela.

Em meio a tantas opiniões, ainda há aqueles que preferem participar das eleições logo que permitido. Um deles é Mateus Santos, que logo após ter completado 16 anos, tirou o título de eleitor. “Fiz assim que pude, pois eu sempre quis votar. Esta é uma das formas que a voz do jovem pode ser representada”, comenta.

Alisson Rocha, 16, também faz questão de votar, mas perdeu o prazo para fazer o título de eleitor. “Apesar de ainda não ser obrigado, já estou na ânsia de votar logo, pois acho que o jovem deve exercer seu direito o quanto antes”, explica.

Mateus tem 16 anos e já possui título de eleitor

Dados

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2012, o número do eleitorado jovem apto a votar em outubro atingiu 2.913.627, sendo 1.157.551 (0,82%) de eleitores com 16 anos e 1.756.076 (1,25%) de eleitores com 17 anos. Em 2008, o eleitorado nessa faixa etária era de 2.923.485 e havia caído para 2.391.092 nas eleições gerais de 2010.

Incentivo

O TSE e os TREs desenvolvem o Projeto Jovem Eleitor, que contempla diversas ações, campanhas e programas voltados a conscientizar e estimular a participação dos jovens nas eleições.

Explicação

Alisson, 16, não vê a hora de votar

Para o cientista político Helder Teixeira, a falta de interesse dos garotos está relacionada à fase que vivem. “Nessa idade, eles estão mais preocupados com o futuro profissional e afetivo, pensam muito no vestibular, namoros e conhecer outras pessoas. Geralmente, os jovens que votam aos 16 e 17 anos já possuem algum tipo de vínculo político, como por exemplo, movimento estudantil ou partido político”, explica.

Ainda de acordo com o cientista político, a intenção de votar manifesta-se conforme o jovem adquire maiores responsabilidades. “Somente quando saem da casa dos pais ou começam a trabalhar, comprar carro, pagar impostos é que os garotos percebem que a política tem a ver com a vida deles", finaliza.

Por Verlane Estácio e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais