Eleitores de São Francisco voltam às urnas em 1° de dezembro

Justiça Eleitoral adotada medidas para minimizar transtornos nas eleições de Riachão (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) fixou em 1º de dezembro a data da eleição suplementar que ocorrerá no município de São Francisco. Nessa data, os eleitores do município são obrigados a retornar às urnas para escolha dos novos prefeito e vice, que governarão a municipalidade até o final do ano de 2020.

A eleição suplementar foi estabelecida pelo TRE como consequência do afastamento da prefeita Altair Santos Nascimento e do vice Manoel Messias Nascimento Araújo, que foram eleitos em 2016, mas tiveram os respectivos mandatos cassados pela própria justiça eleitoral. Além de cassados, a prefeita e o vice ficaram inelegíveis por um período de oito anos e não poderão disputar a eleição suplementar.

A data e o calendário da eleição suplementar em São Francisco foi estabelecida na tarde desta terça-feira, 17, durante sessão ordinária do pleno do TRE, realizada em Aracaju. Os membros do TRE acolheram a sugestão do desembargador José dos Anjos, presidente da Corte Eleitoral de Sergipe, e recusaram datas próximas a feriados em função dos custos operacionais que ficariam elevados, conforme justificou o desembargador.

Cassados

A prefeita Altair Nascimento e o vice Manoel Messias foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos [captação ilícita de sufrágio]. Conforme entendimento da Justiça Eleitoral, a chapa da coligação “Por Amor a São Francisco”, encabeçada por Altair Nascimento e Manoel Messias, teria realizado atos ilícitos, propondo benefícios a eleitores em troca de votos. Conforme a acusação, à época, os candidatos prometiam empregos públicos para conquistar apoio dos eleitores no município.

Durante as investigações, contatou-se também que os acusados também prometeram realizar obras na casa de eleitores e até teriam trocado votos por bebidas alcoólicas. O TRE votou pela cassação dos respectivos mandatos, cuja decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais