Eleitores enfrentam longas filas para regularizar título

O atendimento começou a ser feito às 7h

Quem foi ao Fórum Desembargador Aloísio de Abreu Lima na manhã desta terça-feira, 8, para regularizar o título de eleitor enfrentou uma longa fila. Isto porque hoje é o penúltimo dia para requerer a inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro.

De acordo com o coordenador da Central de Atendimento do Fórum, Luiz Ferreira, ao todo, são distribuídas 700 senhas por dia a partir das 5h30 e o atendimento no local se inicia às 7h, encerrando às 13h. Por conta da grande demanda, as senhas acabaram por volta das 8h.

Segundo o coordenador, neste momento, para que se evite grandes filas, é recomendado que só se dirijam à Central aqueles eleitores que necessariamente precisam fazer o primeiro título ou transferência do domicílio eleitoral. “Aquelas pessoas que precisam fazer o rezoneamento, ou seja, aquelas oriundas da 36ª vara eleitoral, inclusive os eleitores da Barra dos Coqueiros, podem fazer essa operação a partir da próxima semana. Eles não precisam vir agora, e está havendo muita situação deste tipo, estes eleitores podem vir em outro momento com mais tranquilidade e menos transtorno”, explica.

Para conseguir pegar as senhas, o auxiliar administrativo Thiago Santos Pedroso e a cabeleireira Audilene Aragão da Silva chegaram ao Fórum às 5h30. “Passamos por uma fila enorme, depois por outra, e aguardamos para fazer esse processo”, comenta o auxiliar. Segundo Audilene, enfrentar tal situação para obter a regularidade do título é algo cansativo. “Como sempre tá péssimo, novamente teve a falta de organização”, declara.

Thiago e Audilene foram regularizar a situação

Longas filas foram formadas

Porém, eles reconhecem a necessidade de que a regularização seja feita. “É necessário para que a gente possa mudar algo em nosso país”, afirma Thiago.

Documentos

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral. Quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação.

O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro.

Por Yago de Andrade
Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais