Eleitores tentam resolver pendências no último dia

Milhares de pessoas se amontoam na porta do Cartório Aloísio Abreu (Fotos: Portal)

“A gente brasileiro só fecha a porta depois de roubado, infelizmente”. Essa foi a justificativa dada pela dona de casa Izadelma Santos, que chegou às 3 horas da madrugada desta quarta-feira, 4, ao Fórum Eleitoral José Aloísio de Abreu Lima, para solicitar a 2ª via do Título de Eleitor. O número de senhas distribuídas foi ampliada de 300 para 400 visando atender à demanda. Nos últimos 15 dias foram atendidas 4.500 pessoas.

Assim como Izadelma Santos, milhares de eleitores deixaram para tirar o título de eleitor ou fazer transferência no finalzinho do prazo [hoje é o ultimo dia] e o resultado foi o registro de filas quilométricas dentro e fora do cartório eleitoral da rua Itabaiana em Aracaju.

Izadelma Santos: "Brasileiro só fecha a porta depois de roubado"

“Eu cheguei por volta das 5 horas da manhã de hoje e me deparei com essa fila. Sei que pode fazer durante o ano todo, mas eu trabalho e não tenho tempo; também não pensei que ia estar assim”, ressalta o operador de telemarketing Lucas Felipe Ribeiro Leite.

Senhas

O coordenador da Central de Atendimento de Aracaju, Luis Ferreira, informou que havia uma previsão inicial de distribuir 300 senhas ordinárias nesta quarta-feira, 4.

“Os quatro juízes eleitorais da capital se reuniram ontem e decidiram estender para 400 senhas. Vamos atender essas 400 senhas que foram distribuídas, mais cerca de 60 eleitores agendados, mais um número razoável que não sabemos quantificar ainda, de eleitores portadores de necessidades especiais”, explica destacando que nos últimos 15 dias foram atendidas 4 mil e 500 pessoas.

Lucas Felipe: "Não pensei que ia estar assim"

Fila tomou toda a rua Lagarto

Número de atendentes teve que ser aumentado

Luis Ferreeira: ""Quatro mil e 500 pessoas atendidas nos últimos 15 dias"

Ele disse ainda que os eleitores tiveram um ano e sete meses para resolver as questões eleitorais. “Desde novembro de 2014 que os eleitores poderiam comparecer aos cartórios para solicitar o primeiro título, transferência e revisão dos dados. Agora com a grande demanda, nós triplicamos o número de atendentes e estendemos o horário dentro de limite legal, ou seja, mais três horas. Abrimos o cartório às 5h30 e fecharemos às 16h. Muita gente aqui chegou às 19h de ontem (3)”, completa.

Multa

Luis Ferreira disse esclareceu ainda que, quem não for atendido nesta quarta-feira, 4, só pode fazê-lo agora a partir de novembro de 2016, após a proclamação dos eleitos. A multa por ausência ao pleito por turno é de R$ 3,50.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais