Em SE, servidores e juízes organizarão ato público

(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet)

Nesta terça-feira,16, a partir das 9h da manhã, servidores e juízes organizarão ato, em frente à Justiça Federal, para cobrar autonomia do Poder Judiciário. No final de agosto, a categoria dos servidores do Poder Judiciário Federal intensificou a mobilização da campanha salarial de 2014, em prol da recomposição salarial que seria materializada com a aprovação no orçamento geral da União, de rubrica específica nos gastos do Poder Judiciário, de forma a superar os nove anos de perdas salariais.

Mais uma vez, a representante do Executivo Federal – Presidente Dilma Roussef –  promoveu um corte nos orçamentos do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU), ferindo a autonomia do Poder Judiciário e prejudicando qualquer tipo de aumento salarial para os servidores no exercício de 2015.

Essa ação da Presidente Dilma Roussef provocou a construção de duas frentes de luta que se convergem. A primeira trata-se de uma ação no Supremo Tribunal Federal contra os cortes realizados no orçamento do Judiciário, pedindo que seja suspensa a tramitação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 no Congresso Nacional até que o Executivo encaminhe projeto que contemple as propostas enviadas pelos presidentes dos Tribunais Superiores e pelo Procurador-Geral da República.

A segunda está, exatamente, na capacidade de mobilização da categoria e na realização de atos públicos no sentido de cobrar dos gestores do Judiciário uma posição firme em defesa da autonomia deste Poder, ao mesmo tempo em que denuncia publicamente a posição intransigente do Governo Federal de não reconhecer a política de desvalorização salarial que os servidores do Judiciário Federal vem passando e a necessidade de uma valorização profissional.

Em Sergipe os servidores do Poder Judiciário Federal e os Juízes  da  Justiça Federal – que já se encontram paralisados – organizaram um ato na frente da Justiça Federal a partir das 9h da manhã, com o objetivo de intensificar a luta pela garantia da recomposição salarial na LOA DE 2015 e a defesa da autonomia para o Poder Judiciário.

Para José Pacheco, diretor do SINDJUF/SE, esse atual cenário exige uma maior mobilização da categoria. “A postura do governo federal em cortar os gastos do Judiciário traz à tona um debate importante; a defesa pela autonomia do Poder Judiciário. Esta postura arrogante do Executivo, levou inclusive os juízes federais no Estado a paralisarem o trabalho por uma semana. Precisamos juntos, servidores e magistrados, cobrar dos gestores da cúpula do Judiciário que defendam essa independência e defendam até o fim a recomposição dos salários”, afirma Pacheco.

Fonte: Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais