Entenda o que é crime de boca de urna e saiba como denunciar

Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Pardal (Foto: Portal Infonet)

Em todas as eleições os órgãos de segurança ficam atentos a possibilidade de crimes eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) alerta que qualquer tipo de propaganda política no domingo de eleições, por exemplo, é considerado crime eleitoral – independente de quem esteja fazendo. Um dos crimes mais graves é o de boca de urna.

De acordo com Marcelo Gerard, coordenador das eleições pelo TRE, esse crime especificamente acontece quando o eleitor ou qualquer pessoa, como candidato, está distribuindo material na porta dos colégios eleitorais. “Este ano bateu recorde em prisões e apreensões de material. Quando é constatado isso, a polícia prende a pessoa responsável, apreende o material e posteriormente os envolvidos vão responder pelo crime”, explica.

O crime de boca de urna e propagandas indevidas podem ser denunciadas aos policiais e guardas que estejam no colégio eleitoral, pelo CIOSP 190 e pelo aplicativo pardal.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais