Entidades em Sergipe prestam apoio ao ex-presidente Lula

Partidos, movimentos sociais e estudantis prestaram apoio a Lula (Fotos: Portal Infonet)

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal por meio de condução coercitiva [quando o investigado é obrigado a depor] nas primeiras horas desta sexta-feira, 4, continua repercutindo em todo o país. O Partido dos Trabalhadores (PT) de Sergipe, assim como movimentos sociais, estudantis e outras entidades se reuniram durante a tarde para prestar solidariedade à Lula e criticar a postura do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos julgamentos na Operação Lava Jato.

Para o deputado federal Rogério Carvalho, presidente estadual do PT, o mandado para condução coercitiva dirigido ao ex-presidente é um ato político de Moro na tentativa de “destruir a imagem” de Lula. “Contra esse ato político, a reação tem que ser política. Hoje estamos aqui para defender o legado do governo Lula, defender a democracia e acima de tudo, o estado de direito. Em nenhum momento ele havia se negado a depor, e a partir do momento que é lavado coercitivamente, passa a ser um ato político. Querem destruir a imagem que o povo brasileiro tem dele”, bradou.

Jan Victor: Não ao golpe, e sim a democracia

Na ótica do presidente da União dos Estudantes Secundaristas (Uses), Jan Victor, submeter o ex-presidente a um depoimento por obrigação se trata de uma estratégia de exposição da imagem no ponto de vista negativo, prevendo o enfraquecimento do nome para as eleições presidenciais de 2018. “Querem acabar a todo custo com a imagem do então ex-presidente Lula, mas que em 2018, se tornará presidente mais uma vez, porque não tenho dúvida da força desse partido. É por isso que vamos às ruas dizer não a esse golpe, e sim a democracia nesse país”, disse em discurso.

O petista Valter Rubens, que representa o partido no município de Malhador diz não entender os motivos que levaram a justiça expedir mandado e acredita em ataque midiático. “Não tinha motivos [para a condução coercitiva]. Ele sempre esteve à disposição da justiça, e não foi constatado nada. O que fazem com o Lula é meramente um ataque midiático prevendo a reeleição de 2018. A intenção da burguesia é enfraquecê-lo visando o embate nas urnas, apenas isso”, avalia.

Valter acredita que condução coercitiva faz de Lula vítima de ataque midiático

Vários movimentos uniram forças ao Partido dos Trabalhadores

O ex-presidente é o principal alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga um possível favorecimento de empreiteiras com relação as reformas no sítio em Atibaia e tríplex no Guarujá, ambos frequentados pelo antigo chefe da república. Agentes da Receita Federal e Polícia Federal chegaram ao apartamento de Lula em São Paulo às 6h para conduzi-lo ao posto da PF, por onde deu depoimento por aproximadamente três horas e meia.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais