Escândalo de multas eletrônicas repercute em Aracaju

Jailton Santana: “Prefeito deve rasgar o contrato com essas empresas”
A matéria exibida pela Rede Globo de Televisão no Fantástico deste domingo, 13 sobre a “máfia das multas e lombadas eletrônicas” repercutiu em Aracaju na manhã desta segunda-feira, 14, principalmente na Câmara de Vereadores. Apesar de a matéria denunciando o faturamento de R$ 2 bi por ano ter se referido ao Estado do Rio Grande do Sul, a repercussão aconteceu pelo fato de as empresas envolvidas serem as mesmas que vão operar o sistema na capital sergipana.

O vereador Jailton Santana (PSC), vai enviar ofício ao Tribunal de Contas do Estado e aos Ministérios Públicos Federal e Estadual,  solicitando o cancelamento do contrato entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas Eliseu Kopp e Splice.

Há alguns dias, o vereador fez um requerimento convocando o superintendente Antônio Samarone à Câmara com a finalidade de prestar esclarecimentos sobre o novo contrato com as empresas Eliseu Kopp e Splice que vão explorar os serviços de fiscalização eletrônica na capital sergipana. “São contratos de 12 milhões em 48 meses. O requerimento visa esclarecer todas as dúvidas”, disse à época.

Na manhã desta segunda-feira, Jailton Santana voltou a falar sobre o assunto, com base na matéria exibida no Fantástico. “Espero que os vereadores que dão sustentação ao prefeito Edvaldo Nogueira aprovem o meu requerimento solicitando que a Prefeitura rescinda o contrato com a empresas.  A matéria mostra escândalos sobre a indústria de multas no Brasil”, destaca Jailton Santana.

“Depois do que foi exibido ontem à noite pelo Fantástico, espero que o TCE e os Ministérios Públicos Federal e Estadual apurem a lisura do contrato dessas empresas e solicite à Prefeitura de Aracaju a suspensão do contrato com as duas empresas denunciadas. O que foi mostrado é um escândalo nacional, uma vergonha e mais matérias virão por aí, será uma série sobre a indústria da multa que chegará ao Nordeste. É para o prefeito Edvaldo Nogueira rasgar o contrato com essas mesmas empresas denunciadas para que esse escândalo não chegue à capital sergipana”, temeo vereador.

“Nada a ver”

Indagado pela reportagem do Portal Infonet sobre o assunto na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Aracaju pareceu não estar por dentro da matéria que repercutia desde cedo nas emissoras de rádio da cidade. Informado que apesar de não ter citado o nome de Aracaju, mas que envolvia as mesmas empresas, Edvaldo Nogueira foi enfático: “Que matéria, sobre o que? Não citou Aracaju, falou do Brasil, não foi da minha cidade”.

Por conta da insistência da reportagem em mostrar que são as mesmas empresas contratadas para operar o sistema em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira limitou-se a dizer: “são as mesmas empresas mas não tem nada a ver com aqui, nada a ver”.

Matéria

A matéria exibida pelo Fantástico ontem [13], começa falando sobre um edital que está pronto para ser publicado no Rio Grande do Sul prevendo a instalação de uma lombada eletrônica em uma rua de chão batido, onde só passam carroças e bicicletas, e galinhas dividem espaço com poucos pedestres. “Fraudes e muitas negociatas. É um retrato escandaloso de como funciona a indústria das multas no Brasil. Uma indústria que fatura R$ 2 bilhões por ano”, destaca a reportagem de Giovano Grizotti.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais