Escultura em tributo a Déda deve ser inaugurada este ano

Escultura em homenagem ao ex-Governador Marcelo Déda será instalada no Parque da Sementeira (Foto: Arquivo Infonet)

O projeto que contempla a criação de um monumento em homenagem ao ex-governador Marcelo Déda caminha para a fase do processo de criação. O monumento será instalado sob a árvore plantada por Marcelo Déda durante as comemorações dos 150 da cidade de Aracaju. A previsão é que o monumento seja inaugurado no primeiro aniversário de sua morte, dia 02 de Dezembro.

Para construir a escultura, a família solicitou o apoio do superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, responsável pelo projeto. A iniciativa segue como referência o desejo de Marcelo Déda, quando pediu à sua família que jogasse suas cinzas sob a árvore pau-brasil, após sua morte. A árvore foi plantada pelo ex-governador em 2005, durante o ato de implantação do Bosque do Sesquicentenário de espécies tropicais, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).

Ézio Déda classifica o monumento como estadista e pretende concluí-lo até dezembro deste ano (2014). “Em vida, ele (Marcelo Déda) solicitou que suas cinzas fossem jogadas no Parque da Sementeira onde ele plantou uma árvore da espécie pau-brasil e, seguindo essa referência, resolvemos construir o monumento de um estadista, que contempla uma escultura em tamanho real. A ideia é que o monumento e represente a memória da pessoa que ele foi para Sergipe”, diz.

A viúva de Marcelo Déda, Eliane Aquino, explica que o projeto é também um desejo da família. “Será uma escultura simples e muito bonita. A intenção é que esteja pronta até dezembro deste ano, no dia 02 de dezembro, data que completa um ano de sua morte”, espera.

Projeto provado

De acordo com Eliane Aquino o projeto foi apresentado ao Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e aprovado na Câmara de vereadores na última semana. “Ele (Marcelo Déda) queria que jogássemos suas cinzas em duas árvores, a pau-Brasil e a ipê, plantadas por nós,  daí surgiu a ideia de criar monumento. Entrei em contato com Ézio Déda e ele fez um projeto super bonito. Só que, como depende de todos os trâmites legais para isso poder ser feito, o projeto foi encaminhado para João Alves, que encaminhou para a Câmara de Vereadores, onde foi aprovado”, comemora, a ex-primeira-dama.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais