Estátua de Bode Bito é reinstalada na entrada da cidade

Polêmica da estátua do Bode Bito chega ao fim (Foto: Eduardo Chaves)

A estátua do Bode Bito foi reinstalada na entrada do município de Riachão do Dantas. O prefeito interino Pedro Santos Oliveira, conhecido como Pedro da Lagoa, cumpriu o pedido do Ministério Público Estadual e manteve o símbolo cultural do município no lugar de origem.

O MPE foi provocado após reclamação dos moradores de Riachão que se rebelaram contra a iniciativa da prefeitura em retirar a estátua. A promotora de justiça, Luciana Duarte, entendendo que o prefeito interino só deve adotar medidas compatíveis com a gestão ordinária, pediu a adequação e o prazo se expirava nesta sexta-feira, 14.

Gestor

Pedro da Lagoa é vereador, presidente da Câmara Municipal de Riachão do Dantas, e foi empossado prefeito no mês de setembro deste ano após cassação do mandato da prefeita e do seu vice. Ao assumir o comando do município, o prefeito interino retirou a estátua do Bode Bito.

A Justiça Eleitoral cassou o diploma da prefeita Gerana Costa (PTdoB) e do vice-prefeito, Luciano Goes (PSB), em julho passado por abuso de poder econômico, nas modalidades dos meios de comunicação e fraude ao processo eleitoral referente ao pleito de 2016.

Bode Bito

O Bode Bito se tornou celebridade no município por acompanhar procissões, desfiles e enterros. Salvo do abate Bito costumava assistir às missas. Quando o sino da igreja soava, anunciando algum falecimento, Bito ficava de prontidão para acompanhar o velório e o enterro. Em qualquer uma destas situações, o caprino estava sempre à frente do desfile ou cortejo, quase nunca ao lado ou sendo um dos últimos da fila.

O animal morreu em 2007, aos 18 anos. Um ano antes, Bito virou protagonista do documentário “Deu Bode” feito por Maria de Fátima Fontes de Góes.

Portal Infonet tentou entrar em contato com a Prefeitura de Riachão e também com o prefeito interino, mas não obteve êxito. Permanecemos à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou do telefone (79) 2106-8000.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais