Estudantes são estimulados ao voto consciente

As estudantes Lorena Albertina, Lara Barreto e Mirela Andrade opinam sobre a política (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes do ensino médio de um colégio particular em Aracaju participaram nesta quinta-feira, 10, de uma palestra do programa ‘Eleitor do Futuro’ promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE). A ação tem por objetivo discutir o exercício da cidadania e à educação política mediante o voto consciente.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer um pouco sobre o processo eleitoral e como devem agir enquanto eleitores, segundo informou o técnico judiciário do TRE/SE, André Frossard. “Abordamos a importância da justiça eleitoral para a construção da democracia, porque democracia e justiça eleitoral caminham juntas. Falamos como era a eleição antes do TRE, já que era o próprio executivo que fazia a eleição e a importância de se ter um poder independente. Abordamos a importância de pesquisar bem sobre os candidatos, exercer o papel de cidadão, não anular ou colocar voto branco, mas votar consciente", afirma.

Professor Otacílio Neto também participou da palestra

As estudantes Lara Barreto, Lorena Albertina e Mirela Andrade destacaram a importância da discussão mediante o exercício da cidadania. “É totalmente relevante, pois contribui com nosso conhecimento e embasamento político. Essa é uma fase crucial para reivindicar o nosso direito. Eu como jovem, sou apartidária porque penso que você não deve levar um partido como time de futebol. Você deve garantir o seu direito e prezar por ele”, analisa Lara.

Já Lorena Albertina acrescenta: “Os jovens são determinantes neste processo político e se a gente quer mudar o rumo da política, temos que começar o quanto antes”, diz.

Mesmo não sendo tão 'fã da política', a jovem Mirela Andrade acredita que o jovem deve se interessar pelo tema.  “Enquanto jovens, devemos saber o que está acontecendo porque somos o futuro do Brasil e como vamos eleger se não soubermos do que está acontecendo no país?”, indaga.

O técnico judiciário do TRE, André Frossard falou da importância do voto consciente

Estudantes durante a palestra

O professor de história Otacilio Neto destacou a participação dos estudantes na palestra. “A vinda do TRE foi uma solicitação da escola e dos próprios alunos porque temos esse olhar para o despertar da cidadania política, já que os alunos estão nessa idade de votar. Eles tinham curiosidades e trouxemos o TRE para mostrar como deve ser a participação deles na política e eles receberam bem a visita", garante.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais