Ex-deputado Jonas Amaral é sepultado em Aracaju

Dor e comoção marcaram o momento de homenagens (Fotos: Portal Infonet)

Dor e comoção marcaram a tarde de homenagens no sepultamento do advogado e político, Jonas Amaral. Falecido na manhã desta terça-feira, 5, o ex-deputado que há algum tempo estava adoentado, faleceu vítima de um infarto fulminante. Familiares, amigos, políticos e admiradores compareceram em peso ao sepultamento que ocorreu por volta das 16h, no cemitério Colina da Saudade.

Bastante emocionada, Kalinka Amaral, filha de Jonas, resume em poucas palavras o legado que seu pai te deixou. “Valores como integridade e honestidade fazem parte dos ensinamentos que meu pai me deixou. Ele vai ficar marcado para sempre nas nossas vidas e na história da sociedade sergipana”, comenta.

Abalado e ainda surpreso pela morte do companheiro político, o vice-governador Jackson Barreto, fala das conquistas ao longo da trajetória de Jonas Amaral.  “Ele foi um grande companheiro da luta política de combate ao regime militar. Foi também o primeiro vereador da esquerda a ser eleito em 1970 e todos os companheiros clandestinos naquela época lutaram para elegê-lo. Seu nome foi escolhido por causa da sua firmeza política e também por sua simpatia. Jonas foi um homem extremamente importante neste processo de redemocratização. Juntos, fomos a outros estados, em missões abertas e clandestinas para atuar contra o regime. Fazíamos pichações e panfletagem contra a direita e éramos do mesmo grupo. Morreu mais um combatente que ajudou na construção da democracia”, homenageia.

Jackson Barreto falou da trajetória política de Jonas Amaral

Para o presidente da câmara de vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, o ex-deputado foi um homem íntegro e defensor da democracia e da liberdade. “Pude acompanhar a trajetória de Jonas Amaral, não só como eleitor, mas também como político e cidadão. Ele sempre defendeu a sociedade da ditadura e com garra e coragem, enfrentou os momentos difíceis do regime. É uma grande perda para sociedade sergipana”, destaca.

Trajetória

Jonas da Silva Amaral Neto foi vereador de Aracaju pelo PMDB de 1970 a 1978 e deputado estadual nos anos 1978 a 1982. Foi o primeiro defensor público de Sergipe e fundou em 1983 a Defensoria Pública do Estado. Foi ainda delegado, chefe da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e defensor público lotado na penitenciária Estadual de Aracaju (PEA).

Familiares, amigos, políticos e admiradores estiveram presentes no sepultamento

Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais