![](https://infonet.com.br/wp-content/uploads/2023/05/expedita_ferreiRA__titulo_cidadaniaaracajuana_foto_china_tom_cma_120523-357x210.jpg)
Expedita Ferreira Nunes, 90 anos, filha de Lampião e Maria Bonita, recebeu o Título de Cidadã Aracajuana na tarde da última quinta-feira, 11.
A entrega do título pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi uma indicação do presidente da casa, o vereador Ricardo Vasconcelos.
A cerimônia de entrega contou com participação de familiares, amigos e parlamentares.
“Dona Expedita nos dias de hoje, traz toda a história dos pais. É uma memória viva! É Lampião e Maria Bonita sendo tratado e recontado aqui para nós. Esse título é muito simbólico para mim. Talvez tenha sido um dos mais prestigiados aqui na Câmara de Vereadores. E ela faz jus a isso”, disse Ricardo Vasconcelos. Além disso, o vereador confirmou o apoio da CMA para a construção do Museu do Cangaço.
História
Expedita Ferreira Nunes nasceu em Porto da Folha. Filha de Virgulino Ferreira Silva e Maria Gomes de Oliveira, então conhecidos como Lampião e Maria de Déa, Expedita foi criada pelo Sr. Severo e Dona Aurora, coiteiros de Lampião até os 9 anos de idade, quando, já órfã, foi entregue aos cuidados de João Ferreira, seu tio paterno, irmão de Lampião, que vivia em Propriá.
A princesa do Cangaço se mudou para Aracaju em 1947 e fixou residência constituindo família e teve quatro filhos.
Escola de samba
Em 2023, Dona Expedita Ferreira foi homenageada pelas escolas de samba Mancha Verde, em São Paulo, e Imperatriz Leopoldinense, no Rio de Janeiro. Ambas ressaltaram o legado histórico e cultural de Lampião e Maria Bonita e destacaram a força histórica do cangaço para o Nordeste. As homenagens ganharam grande destaque na imprensa nacional e internacional.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B