O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) resolveu romper o silêncio e anunciar na manhã desta sexta-feira, 18, durante entrevista coletiva à imprensa, a suspensão da prestação dos serviços de fiscalização eletrônica por meio das empresas Splice e Elizeu Kopp, denunciadas pelo Fantástico, da Rede Globo, há quase oito dias. Na segunda-feira, 14, a reportagem do Portal Infonet mostrou ao prefeito que as mesmas empresas denunciadas são as que ganharam a concorrência em Aracaju, mas ele se limitou a dizer: “nada a ver. Aracaju não foi citada”. Na coletiva desta manhã, o discurso foi outro: Prefeito Edvaldo Nogueira assina decreto exibido…
“Observamos nos últimos anos que de fato essas empresas que ganharam a licitação em Aracaju são as mesmas que estão sob
suspeição na matéria do Fantástico. Mesmo tendo agido corretamente em Aracaju, temos que tomar algumas medidas e se as empresas estão sob suspeição, também as coloco como suspeitas”, destaca, enfatizando que durante toda a sua administração ninguém nunca o acusou de corrupção e que o processo licitatório de Aracaju foi ‘ético e justo’. … por Samarone para que fiscalização seja feita pela SMTT
Durante a coletiva, Edvaldo Nogueira assinou decreto determinando à SMTT que suspenda os contratos e assuma a administração do sistema de fiscalização eletrônica na capital sergipana. Questionado sobre as multas registradas, ele garantiu que: “Do dia 1º de março até agora, tudo o que foi registrado pelas duas empresas será cancelado”.
O prefeito de Aracaju determinou ainda um acompanhamento da situação por parte das secretarias de Finanças, de Controle Interno e Procuradoria do Município. “Também determinamos que o superintendente da SMTT, Antônio Samarone faça uma auditoria nos contratos [apesar de saber que foi tudo ético], dando a oportunidade às empresas que se defendam e vamos ainda encaminhar toda a documentação ao Tribunal de Contas do Estado”, enfatiza Edvaldo Nogueira. Edvaldo Nogueira: “Eu queria pensar”
Indagado pela reportagem do Portal Infonet sobre o fato de ter mudado de opinião, já que um dia após a matéria da Rede Globo, ele garantiu que não tinha “nada a ver com Aracaju e nada a ver com a suspensão dos contratos, Edvaldo Nogueira respondeu: “Eu queria pensar e depois de verificar que as empresas Splice e Elizeu Kopp estão envolvidas em vários processos, resolvi tomar essas medidas”, afirma ressaltando que nunca acredita na primeira denúncia, pensando na reputação das pessoas.
Notificação
O superintendente da SMTT, Antônio Samarone, disse que as duas empresas serão notificadas ainda esta sexta-feira, 18, por meio de ofícios. Indagado sobre a possibilidade de as empresas não concordarem que a fiscalização eletrônica passe a ser feita pela SMTT, Samarone explicou que “se não quiserem colaborar, vamos entrar com uma ação judicial. O contrato prevê isso. Apesar de não ter nada fora da lei aqui em Aracaju, os serviços serão suspensos para que haja uma investigação”.
Na última quinta-feira, 15, Samarone entregou documentação aos vereadores mostrando como foi feita a escolha das empresas que cuidarão da fiscalização eletrônica em Aracaju. Na ocasião, ele disse que os contratos não seriam rescindidos.
Por Aldaci de Souza