Fiscalização eletrônica passa a ser feita pela SMTT

Prefeito Edvaldo Nogueira assina decreto exibido…
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) resolveu romper o silêncio e anunciar na manhã desta sexta-feira, 18, durante entrevista coletiva à imprensa, a suspensão da prestação dos serviços de fiscalização eletrônica por meio das empresas Splice e Elizeu Kopp, denunciadas pelo Fantástico, da Rede Globo, há quase oito dias. Na segunda-feira, 14, a reportagem do Portal Infonet mostrou ao prefeito que as mesmas empresas denunciadas são as que ganharam a concorrência em Aracaju, mas ele se limitou a dizer: “nada a ver. Aracaju não foi citada”. Na coletiva desta manhã, o discurso foi outro:

“Observamos nos últimos anos que de fato essas empresas que ganharam a licitação em Aracaju são as mesmas que estão sob

… por Samarone para que fiscalização seja feita pela SMTT
suspeição na matéria do Fantástico. Mesmo tendo agido corretamente em Aracaju, temos que tomar algumas medidas e se as empresas estão sob suspeição, também as coloco como suspeitas”, destaca, enfatizando que durante toda a sua administração ninguém nunca o acusou de corrupção e que o processo licitatório de Aracaju foi ‘ético e justo’.

Durante a coletiva, Edvaldo Nogueira assinou decreto determinando à SMTT que suspenda os contratos e assuma a administração do sistema de fiscalização eletrônica na capital sergipana. Questionado sobre as multas registradas, ele garantiu que: “Do dia 1º de março até agora, tudo o que foi registrado pelas duas empresas será cancelado”.

Edvaldo Nogueira: “Eu queria pensar”
O prefeito de Aracaju determinou ainda um acompanhamento da situação por parte das secretarias de Finanças, de Controle Interno e Procuradoria do Município. “Também determinamos que o superintendente da SMTT, Antônio Samarone faça uma auditoria nos contratos [apesar de saber que foi tudo ético], dando a oportunidade às empresas que se defendam e vamos ainda encaminhar toda a documentação ao Tribunal de Contas do Estado”, enfatiza Edvaldo Nogueira.

Indagado pela reportagem do Portal Infonet sobre o fato de ter mudado de opinião, já que um dia após a matéria da Rede Globo, ele garantiu que não tinha “nada a ver com Aracaju e nada a ver com a suspensão dos contratos, Edvaldo Nogueira respondeu: “Eu queria pensar e depois de verificar que as empresas Splice e Elizeu Kopp estão envolvidas em vários processos, resolvi tomar essas medidas”, afirma ressaltando que nunca acredita na primeira denúncia, pensando na reputação das pessoas.

Notificação

O superintendente da SMTT, Antônio Samarone, disse que as duas empresas serão notificadas ainda esta sexta-feira, 18, por meio de ofícios. Indagado sobre a possibilidade de as empresas não concordarem que a fiscalização eletrônica passe a  ser feita pela SMTT, Samarone explicou que “se não quiserem colaborar, vamos entrar com uma ação judicial. O contrato prevê isso. Apesar de não ter nada fora da lei aqui em Aracaju, os serviços serão suspensos para que haja uma investigação”.

Na última quinta-feira, 15, Samarone entregou documentação aos vereadores mostrando como foi feita a escolha das empresas que cuidarão da fiscalização eletrônica em Aracaju. Na ocasião, ele disse que os contratos não seriam rescindidos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais