Folheto pedindo votos é afixado na porta do IML

Folheto foi motivo de comentários na porta do IML (Fotos: Portal Infonet)
Um folheto afixado na porta do Instituto Médico Legal (IML) causou surpresa na manhã desta quarta-feira, 22, por pedir voto para candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, para candidatos a deputado federal e estadual, em nome do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe. O presidente da entidade, Antônio Morais, disse entender que “alguém usou de má fé”.

Segundo Antônio Morais, ele enviou um convite para os amigos por meio do e-mail pessoal para que compareçam a um evento na noite desta quarta-feira, 22, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe sobre as eleições de três de outubro. “Eu jamais afixaria em prédios públicos e não autorizei ninguém fazer isso em meu nome. Mandei o convite pelo meu e-mail pessoal para

Presidente do Sinpol repudia ato considerado por ele como de má fé
os meus amigos e para os colegas de trabalho. Estou surpreso com essa atitude. Usaram de má fé”, entende o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe.

“Isso não é da minha responsabilidade. Posso garantir que não coloquei nenhuma espécie de panfleto na porta do IML e que não autorizei ninguém a fazer uma coisa dessas. Mandei um e-mail como qualquer cidadão pode fazer”, enfatiza.

Legislação

A Legislação Eleitoral é clara quando fala sobre o uso da máquina administrativa durante o processo eleitoral. De acordo com a cartilha “Por Dentro das Eleições, Em Defesa da Cidadania”, distribuída pelo Ministério Público Federal (MPF), é caracterizada como irregularidade a utilização de bens ou serviços públicos para fins de campanha eleitoral fora das exceções previstas em lei.

Ainda segundo a cartilha, a prática não pode ser considerada crime eleitoral, mas configura infração à legislação eleitoral, passível de punição, podendo acarretar no cancelamento do registro da candidatura, a cassação do diploma e até a perda do mandato.

Servidores públicos não podem, de acordo com a Justiça Eleitoral, serem utilizados para atos típicos de campanha, assim como prédios públicos, materiais e veículos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais