![]() |
Integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju (Foto: Divulgação) |
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju vai realizar no dia 23 de novembro um encontro com os vereadores de Aracaju, especialmente os novatos. O evento denominado 'Café com os vereadores' tem como objetivo manter contato com os representantes do povo de Aracaju sobre o Plano Diretor, que vem sendo revisado na Câmara Municipal e que deverá se estender até a próxima legislatura.
A proposta do fórum é apresentar o cenário atual do debate, entregar um kit com os projetos e com as emendas e apresentar as propostas defendidas pelos Movimentos Sociais.
Na programação consta também uma homenagem aos vereadores Moritos Matos, Emerson Ferreira, Bertulino Menezes e Josenito Vitale, tidos pelo fórum como aliados e defensores das boas proposta no Plano Diretor.
O 'Café com os vereadores' será realizado no Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindiprev), localizado na rua Vila Cristina, Centro, e contará com a presença de autoridades e especialistas na discussão sobre o Plano Diretor. Entre os convidados estão o vice-prefeito eleito da Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto (Caducha), a deputada estadual Ana Lúcia (PT); o especialista em Gestão Urbana Marcos Santana, do município de São Cristovão, o engenheiro Juan Carlos Gortaire Cordovez, entre outros.
Votação das emendas
Sobre a retomada da votação das emendas ao Plano Diretor, o fórum avaliou como necessária, porém reclama que falta organização e transparência por parte da Mesa Diretora da Câmara, por isso será protocolada correspondência na Câmara pedindo que as emendas sejam disponibilizadas em ordem de votação, assim como a pauta do dia seguinte.
Proinvest
Os integrantes do fórum deram início à deliberação sobre o Proinvest, o empréstimo que o Governo do Estado pretende contrair e que depende de autorização prévia da Assembleia Legislativa. O debate foi suspenso para a obtenção de mais informações e na próxima semana o fórum deverá deliberar sobre qual posição adotar.
Há pelo menos duas correntes dentro do Fórum em Defesa da Grande Aracaju: uma que defende ações de denúncia contra o grupo de deputados que não querem autorizar o Governo a contrair o empréstimo, assim como foi feito contra os vereadores que vinham votando, segundo o fórum, a revisão do Plano Diretor a favor das construtoras e outra corrente que defende que o fórum não se aprofunde nesse debate.
Fonte: Assessoria de comunicação